terça-feira, 14 de agosto de 2012

Resumo do Gênesis - Parte 2

Continuando a história do Gênesis, chegamos agora a Sodoma e Gomorra. Deus percebe que a humanidade ainda vive em pecado e decide destruir essas duas cidades. Eu terei que fazer um longo post sobre isso porque essa história é SENSA demais. São muitos WTF reunidos em uma narrativa só. Tem violência gratuita, assassinato em massa, fogo caindo do céu, tentativa de estupro, incesto, Ló e suas filhas chocando a burguesia de todo mundo, e Deus e Abraão interpretando uma cena dos trapalhões.



Na qual Deus é o Dedé

Deus fica muito louco de sei lá o quê logo cedo e decide que seria superlegal LOL mandar Abraão sacrificar seu filho Isaac porque fuck you that's why. De acordo com religiosos, o ensinamento por trás dessa história seria: confie em Deus, mesmo quando ele testa sua fé; ele te recompensará pela lealdade. Mas a única coisa que consegui aprender com isso tudo foi:



Eu sigo o evangelho segundo Louis Ck

Como eu não pretendo voltar na história do sacrifício de Isaac (spoiler: Deus manda um to de brinks no final), eu vou falar sobre isso agora: eu não entendo o conceito de DEUS ESTÁ TESTANDO SUA FÉ. Se tudo o que acontece é porque Deus quis, se ele tem tudo planejado e tals, como os fiéis acreditam, por que diabos ele precisaria testar a fé de alguém? Ele já não saberia o resultado? Eu sei que existe a questão do livre arbítrio, mas ou a gente acredita no poder de escolha, ou não. Não dá pra dizer "Deus sabe de tudo o que vai acontecer" e "Deus está testando sua fé". Ambos não podem ser verdade ao mesmo tempo, eles se excluem mutuamente. Esse é o tipo de situação ou isso / ou aquilo. Ou meu raciocínio tá errado?





Voltando ao resumo:

 Abraão decide que seu filho Isaac precisa se casar, então ele manda um servo de confiança escolher uma esposa entre as primas da família, que moram em outra cidade. Rebeca é escolhida, só que acontece que ela, assim como Sara, também é infértil e precisa rezar muito para que Deus lhe dê um filho para assim continuar a descendência de Isaac (sim, é a mesma história se repetindo, você já ouviu isso antes, eu sei).

Finalmente Deus ouve a pobre da mulher e ela fica grávida dos gêmeos Isau e Jacó, e assim temos outra história de rivalidade entre irmãos, relacionando-se com Caim e Abel na parte A do Gênesis.

Jacó é o maior malandro da paróquia, um grandesíssimo cara de pau, anti-herói, cachorro safado sem vergonha, e consegue usurpar o direito de primogenitura do irmão por causa de um prato de sopa.






P R A T O D E S O P A eu não estou brincando

Isau é muito burro e merece toda a desgraça que recebe porque ele é muito burro mesmo, e todos sabem que you can never go full retarded. Deus desencana dele e começa a favorecer Jacó sem cerimônias. Deus tem uma queda por caçulas. Ele também prefere Abel a Caim, Raquel a Lia, José a todos os seus irmãos, Benjamim também é queridinho, Moisés também é caçula, etc. Isso sem nem mencionar a história do filho pródigo. Para ajudar, a mãe de Isau e Jacó, Rebeca, é a pior mãe da história e simplesmente faz a caveira de um filho em favor do outro.

   
Isau

Isau e Jacó tretam feio e Jacó fica com medo de ser assassinado pelo irmão (por justa causa), então foge para a casa de uns parentes e se apaixona por Raquel, sua prima. Labão, pai de Raquel e tio de Jacó, tem duas filhas, Lia e Raquel, e é o cara que atira facas nas mulheres dos atiradores de facas. Muito do malandro, ele faz com que Jacó coma o pão que o diabo bateu, assou e  passou na chapa. Os dois fazem um trato, e Jacó só poderá se casar com Raquel se servir a Labão por sete anos.





                                               Raquel e Lia                                                                                                                                    
No dia do casamento, a noiva entra com um véu no rosto e Jacó ACIDENTALMENTE se casa com Lia, a irmã mais velha. OOPS. Afinal de contas, Labão não casaria a filha mais nova antes de casar a mais velha. Resultado: Jacó tem que servir mais sete anos para conseguir a mão de Raquel. De novo.





                                    Lia no dia de seu casamento


Jacó finalmente consegue passar a perna no sogro e “rouba” grande parte de sua fortuna (merecidamente), e ele e suas duas mulheres fazem todo um “de volta para minha terra”.



                                                           
Tem como não amar?


Então descobrimos que Raquel tem 01 ~probleminha~ super novo nessa narrativa: ela é estéril, como T O D A S as esposas dos patriarcas T O D A S.

É A MESMA HISTÓRIA SE REPETINDO DE NOVO E DE NOVO.

É a terceira vez que essa história é contada NO MESMO CAPÍTULO. E olha que isso de ser estéril é apenas UMA das repetições que aparecem no Genesis. WTF. Se alguém tiver uma interpretação para isso, por gentileza me dê uma luz.

É então que Lia e Raquel começam uma gincana superdivertida pra ver quem pari mais. Lia tem filhos desesperadamente; Raquel, pra não ficar atrás, dá para Jacó sua escrava para ela parir também, e depois Lia faz o mesmo, ou seja: Jacó só na pentada violenta. Deus atende aos pedidos de  Raquel e ela tem dois filhos. É sobre um desses filhos, José, que será o final do Genesis.

Cenas do próximo episódio: temos viagens ao Egito e muita rivalidade entre irmãos. Aguardem!



4 comentários:

  1. Esse texto (em inglês) pode ajudar a entender a questão da infertilidade entre as matriarcas da bíblia.

    Rabbinic exegetes were aware of the theme of apparent infertility in a number of biblical narratives having to do with matriarchs and the mothers of great leaders such as Samuel. A strong exegetical tradition, intended to console as well as to explain, addressed the question, “Why were the matriarchs barren?” The most meaningful responses to this question stressed the efficacy of prayer and the value of suffering that leads to purification and brings people closer to God, as in this passage from Genesis Rabbah 45:4:

    Why were the matriarchs barren? R. Levi said in R. Shila’s name and R. Helbo in R. Johanan’s names: Because the Holy One, blessed be He, yearns for their prayers and supplications. Thus it is written, “O my dove, in the cranny of the rocks,/Hidden by the cliff” (Song of Songs 2:14): Why did I make you barren? In order that, “Let Me see your face,/Let me hear your voice” (Song of Songs 2:14).
    http://jwa.org/encyclopedia/article/infertile-wife-in-rabbinic-judaism

    Perez

    ResponderExcluir
  2. Elas eram estéreis para deus poder força-las a orar para ele e ele resolver o problema e poder dizer: dig din dig din! Deus é um "coitadinho de mim" desesperado por atenção.

    ResponderExcluir