sábado, 18 de agosto de 2012

A luta com Deus - Gênesis 32: 23-33

Esse post tem por intuito explicar a origem da palavra Israel.

Esse é o novo nome que Deus dá a Jacó depois de uma passagem super misteriosa na qual o patriarca passa a noite inteira lutando contra a) um anjo b) Deus c) dorgas pesadas.



De repente a bíblia faz todo sentido

Jacó entra num corpo a corpo contra o personagem misterioso que nós iremos representar assim:

 

 Adonai, o mascarado de "A viagem", quem lembra?

Jacó meiqui vence e faz o visitante do além abençoá-lo. O mascarado, então, lhe dá o nome de Israel "porque é forte". Minha bíblia de estudo diz que Adonai é Deus, mas há controvérsias. Trecho boladão da bíblia. Só sei que Adonai, em determinado momento da luta, fere Jacó na articulação da coxa, e é por isso que os judeus kasher até hoje não comem o nervo ciático dos animais.


Deus perdeu no mano a mano pra fucking Jacó.
Não boto meu dinheiro nele nem pra partida de bocha.

Jacó ainda diz para Adonai: "Revela-me teu nome, por favor", cena regravada posteriormente em "A viagem", diga-se. Mas ele responde: "Por que perguntas pelo meu nome?", e o abençaoa. Dai Jacó sai contando pra todo mundo: "Eu vi Deus face a face e minha vida foi salva!", mas até onde sabemos, isso é tão válido quanto história de pescador.
 


 Jacó / Chicó

Um comentário:

  1. "Adonai" significa "Senhor"! ;)

    Seu blog é muito foda, rio muito. By the way, eu era franciscano! :D

    ResponderExcluir