quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MURMURAÇÕES do povo contra Deus e Moisés - UMA COMPILAÇÃO (parte 1)





Como no post passado ficou parecendo exagero meu quando eu disse que em Números os judeus só sabem se revoltar e murmurar contra Deus, tá aqui a prova de que não é mentira. Mas antes vamos a um resumo de Números (até onde li):

- Deus manda Moisés recensear a galera pra saber quantos homens tem mais de 20 anos e são capazes de lutar, o que por si só já é estranho visto que Deus deveria ser onisciente e onipresente e saber quantos fios de cabelo todos temos, certo? Essa matemática deveria ser fácil para ele, mas não: isso leva umas 4 páginas.





Quantas pontas duplas, senhor?


- Das doze tribos de Israel, a tribo responsável pelo serviço religioso, pelo templo e tudo que é sagrado é a tribo de Levi, por isso o livro LEVÍTICOS tem esse nome: são regras religiosas que os membros dessa família precisam saber e seguir. As doze tribos de Israel equivalem aos doze filhos de Jacó, portanto os levitas são descendentes de Levi. Além de passar Levíticos todo falando sobre essas regras, Deus passa boa parte de Números no mesmo tema. Então a cada 3 páginas, pelo menos 1 é sobre alguma regra sem pé nem cabeça, a maior parte sobre pureza (Deus tem transtorno obsessivo-compulsivo CTZ, pira na pureza) e sacrifício de animais de agradável odor ao senhor (palavras de Deus, repetidas pelo menos 30 vezes até agora).




- Números é um livro sobre a peregrinação do povo escolhido pelo deserto a caminho da terra prometida onde corre leite e mel. Só que eles andam por quarenta anos um percurso que hoje fariamos em algumas horas de avião e alguns meses a pé. E por que tudo isso? Porque eles são INFIÉIS a Deus (Deus chama de INFIDELIDADE a falta de fé), e enchem tanto o saco divino que são castigados a essa peregrinação infinita. E nessas andanças eles fazem o quê?  RECLAMAM, e esse é o maior tema do livro todo, ninguém nunca me provará o contrário.

Essas são as reclamações do povo de Deus até Números 23, que é onde estou. Números vai até o 36 porque tudo o que é chato é também infinito, vide "O senhor dos anéis".


NÚMEROS 11 - Murmurações do povo

Nesse capítulo eles começam a peregrinação, e de repente: "O povo pões-se a murmurar amargamente aos ouvidos do Senhor. O Senhor, ouvindo isto, irou-se: o fogo do Senhor acendeu-se entre eles e devorou a extremidade do acampamento". (Num 11, 1). Achei Deus um pouco drástico aqui, só que acontece que eles não param:  "A populaça que estava no meio de Israel foi atacada de um desejo desordenado; e mesmo os israelitas recomeçaram a gemer: quem nos dará carne para comer (...) Lembramo-nos dos peixes que comiamos de graça no Egito, os pepinos, os melões, os alhos bravos, as cebolas e os alhos. Agora nossa alma está seca. Não há mais nada, e só vemos maná diante de nossos olhos" (Num 11, 4-6). Maná é um grão que CAI DO CÉU DE GRAÇA do qual o povo faz um bolinho.

Percebam que o problema é GASTRONÔMICO. A gente era escravo no Egito? nhé, pelo menos tinha pepino.



a escravidão nunca foi tão deliciosa

Além disso, COMO ASSIM  eles se lembram de tudo que comiam DE GRAÇA no Egito? Eles eram FUCKING ESCRAVOS, acredito que a expressão "de graça" não se aplique.




Eu trabalho 18 horas por dia, apanho preventivamente, minha esposa se matou comendo areia porque não via mais sentido na vida, meus filhos morreram na viagem, mas pelo menos tem feijoada de graça :DDD
Se eles estivessem blasfemando por comida japonesa pelo menos, né. Mas não: alho, cebola e pepino. Deus fica putísimo com razão, e "a cólera do Senhor ascendeu-se com violência". Mas dai Moisés dá uma de drama queen e começa a gritar louco fui eu que pari esse povo?, faz um puta drama e Deus deixa quieto, dá poder para uns anciões para ajudarem Moisés e decide mandar um vento com um bando de cordonizes para calar a boca do povo. As cordonizes são tantas que cobrem um dia de caminhada de todos os lados do acampamento. Isso no meio do deserto. E Deus é gênio e dá esse castigo maravilhoso pra geral: "O Senhor vos dará carne, e comereis. E comereis não só um dia, nem dois, nem cinco, nem dez, nem vinte, mas durante um mês inteiro, até que ela vos saia pelas narinas e vos cause nojo; porque rejeitastes o Senhor que está no meio de vós e dissestes-lhe chorando: por que saímos nós do Egito?" (Num 11, 18-20).

Tem como não amar o senhor nosso Deus?

Mas dai acontece que "ainda a carne estava nos seus dentes, e ainda não estava mastigada, quando a cólera do Senhor se inflamou contra o povo e o Senhor feriu o povo com um grande flagelo (...) ali se sepultaram o povo que se deixara dominar pelo desejo desordenado" (Num 11, 33-34).

Já diagnosticamos Deus com TOC, agora podemos diagnosticá-lo também com transtorno bipolar. Além de psicopatia, pq taí um cara que gosta de resolver os conflitos de modo drástico: escreveu não leu, mando uma praga pra você e toda sua família até a quinta geração. O governo de São Paulo parece Buddha na comparação.

Vou parar esse post por aqui pq senão ele ficará gigantesco e ninguém tem saco. Aguardem mais reclamações, ingratidão e espírito suicida no próximo capítulo.

4 comentários:

  1. Deus tem TOC! hahahahaha Adorei Jeni!!!

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  2. jeni, apenas: SENHOR DOS ANÉIS >>>>>>>>>>>>>>>>>>> BÍBLIA

    ResponderExcluir
  3. eu só queria dizer que eu gosto de pepino.

    ResponderExcluir
  4. Peraí! Você quis dizer "Senhor dos Anéis" livros ou filmes? Porque os filmes são muito bons, já os livros são ótimos!

    ResponderExcluir