quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resumo de Deuteronômio - parte 01

Olá, meu povo.

Chegamos FINALMENTE a Deuteronômio, o quinto e último livro da Torá (Pentateuco). Nem acredito que estamos aqui! \o/ São muitas emoções, bicho! :D :D :D



Essa sou eu de azul e branco beijando e jogando rosas vermelhas para vocês

Mas nem tudo é festa: Deuteronômio é um livro do demônio que basicamente retoma tudo o que aconteceu nos livros anteriores, além de trazer algumas leis novas. Isso já fica claro no título do livro: Deuteronômio vem do grego e significa "segunda lei", ou "repetição da lei".

O grosso do livro é constituído de três discursos de Moisés para a assembleia de Israel, em Moab, na entrada da Terra Prometida. Moisés rememora muitos dos acontecimentos e leis que já vimos nos livros anteriores porque ele se dirige a geração dos 9vinhos, né, que não passou por nenhuma das várias tretas que vimos em Êxodo e Números. 


Por conta disso, a maior parte do livro é escrita em primeira pessoa (por Moisés), o que difere dos livros anteriores, escritos por um narrador anônimo em terceira pessoa.

Esse livro é também o rei da contradição, retomando, modificando e expandindo várias leis apresentadas nos livros anteriores. Isso se dá porque aqui é inaugurada a tradição bíblica da auto-interpretação.

Explico: a bíblia é um livro tão abrangente que, além de possuir cinquenta mil gêneros textuais, também se reinterpreta o tempo todo. Assim, rola toda uma esquizofrenia que a torna ao mesmo tempo objeto (material a ser interpretado) e sujeito (aquele que interpreta), algo como o processo de autoanálise ou como o Pelé falando sobre si mesmo na terceira pessoa.




A bíblia

Vocês verão como isso se torna INFERNAL quando falarmos sobre os profetas, cada um com seu próprio ponto de vista sobre a história hebraica e os escritos sagrados.

Do mais, saibam que eu não vou falar sobre Deuteronômio detalhadamente não. Vou fazer um apanhado geral dos temas abordados em cada um dos discursos e é isso, tá de bom tamanho.


Primeiro vamos botar ordem na bagunça:


Estrutura de Deuteronômio:

Capítulos 1:1 a 4:43 - Primeiro discurso;
Capítulos 4:44 a  28:68 -Segundo discurso;
Capítulos 28:69 a 30:20 - Terceiro Discurso;
Capítulos 31 a 34 - Últimos atos e morte de Moisés.





O primeiro discurso de Moisés é um resumo do percurso de Israel desde o Monte Sinai, onde Moisés recebeu as tábuas da lei logo após a abertura do Mar Vermelho, até as margens do Rio Jordão, onde a assembleia se encontra.

Moisés enfatiza a infidelidade da geração anterior para com Javé. Ele relembra as murmurações do povo no deserto, especialmente a passagem na qual Javé condenou os judeus a vagarem por 40 anos.

Moisés também destaca a fidelidade da geração dos 9vinhos e as conquistas militares alcançadas por eles.  Ele os exorta a seguir as leis divinas e não se afastarem de Javé.

Moisés também lamenta ter sido condenado a morrer nas margens do Rio Jordão, sem entrar na Terra Prometida.

E o primeiro discurso é isso, galera. Como o segundo discurso tem QUINZE PÁGINAS, eu vou terminar esse post por aqui. Tá mais curtinho, mas é o jeito.

Até ano que vem, quando terminarei de ler o segundo discurso. HUMPF.

(BRINKS galeres, post novo já já que agora eu tô virada no jaspion)

Beijones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário