terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resumo de Josué (parte 3 - FINAL)

E no episódio de hoje de THIS LAND IS MINE, temos Israel massacrando palestinos na Faixa de Gaza a divisão de Canaã entre as doze tribos de Israel.




Para acompanhar a matança lance a lance, entre aqui

Partilha da terra entre as tribos - O Senhor afirma que existe muita terra para conquistar, mas que Josué está velho e portanto o território que já pertence a Israel deve ser dividido entre as 9 tribos e meia que restaram.

E eu poderia descrever essa divisão com toda a riqueza de detalhes, mas eu tenho dó dos meus pobres cinco leitores. Apenas saibam que ficou assim, ó:



As doze tribos: Simeão, Judá, Benjamim, Dã, Efraim, Manassés Ocidental, Issacar, Zebulom, Aser, Naftali, Manassés Oriental, Gade e Rúben


A bíblia admite que em muitas regiões as populações originais (cananeus, jebuseus, etc) não foram totalmente expulsas, passando a conviver com os israelitas e sujeitas a trabalhos forçados.

Os Levitas não receberam terras pois, como sacerdotes do Senhor, devem viver entre o povo e nas cidades de refúgio.

Josué, no entanto, recebeu uma cidade todinha só pra ele, ó só que beleza.




Josué


4. Cidades privilegiadas

Mais um pouquinho de burocracia.




Eu também, Alec Baldwin... Eu também.

Aqui a bíblia nos conta sobre as cidades de refúgio (onde homicidas que mataram involuntariamente podem se expatriar), e sobre uma pá de cidades dadas aos levitas, um pouquinho no território de cada tribo (inclusive as cidades de refúgio).


III. Fim da carreira de Josué

Tá quase acabando já \o/

Galera das tribos de Gad (gaditas), de Rúben (rubenitas) e meia tribo de Manassés, ou seja, a galera das tribos orientais que recebeu terras além do Jordão, é enviada de volta ao seu território nesse pós-guerra.


Então eles pegam e vão embora. Só que no caminho eles tem a ideia errada de erigir um altar gigante nas margens do rio Jordão - o que é uma infidelidade, já que Javé estabeleceu a unicidade de culto lá no Deuteronômio, lembram?

Diante disso, é claro que Israel, essa nação de Romários, fica com sangue nos óio e decide guerrear contra eles.



PFV GENTE

Felizmente, antes de qualquer tragédia, menino Finéias (levita filho de Eleazar e neto de Araão) mais dez notáveis, cada um de uma tribo, são enviados para negociar com as tribos orientais. 

As tribos orientais afirmam que o altar não foi construído para cultos ou para rivalizar com o templo central, mas sim para que seus filhos se lembrem que eles, mesmo na Cisjordânia, fora da terra prometida, são também parte do povo de Deus. Para que as gerações futuras, tanto da terra prometida quanto da Cisjordânia, não guerreiem como inimigos, mas lembrem-se que são todos parte do mesmo povo.

As tribos ocidentais aceitam a explicação e todos vivem felizes para sempre.


ou não.

2. Último discurso de Josué - Assim como Moisés, Josué, que já tá caquético e só a capa da gaita, faz um último discurso antes de sua morte.

Nesse discurso, Josué recapitula sua obra (conquistas e divisão de terra) e exorta Israel a não se misturar com povos estrangeiros, através de adoração de outros deuses ou casamentos. Diz que Javé cumpriu suas promessas de bençãos com as conquistas, e que cumprirá suas promessas de maldição caso Israel se desvie.

Josué relembra o passado de Israel desde Abraão, passando po Isaac, Esaú, Jacó, José, até o Êxodo de Moisés no Egito. Relembra a travessia do Jordão, a tomada de Jericó e toda a glória de Israel.

Josué também relembra a Aliança entre Javé e o povo e os exorta a servir a Javé, Deus ciumento que não tolera infidelidades. O povo jura que pé junto que servirá somente a Javé e que nunca cairá nas garras do amor gostoso de outros Deus.

Depois disso, Josué morre aos 110 anos de idade e é enterrado em sua cidade. Logo em seguida morre Eleazar, filho de Araão e chefe dos levitas.

E acabou Josué, galeres! Post que vem, que pretendo escrever em breve se Deus me der forças, entraremos em JUÍZES.


ORAI POR MIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário