segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Resumo de Juízes (parte 2)

E ai, gentes, tudo certo?


Prontos para mais Juízes ou nem?

Como comentei por cima no post passado, as histórias dos Juízes seguem uma estrutura bem rígida porque a bíblia adora repetição. O estilo bíblico é acima de tudo repetitivo e esquemático.

Então a coisa fica assim, ó:


  1. Israel faz "o que é mau aos olhos de Iahweh" (idolatria);
  2. o povo é entregue a seus inimigos e chora pelo perdão e intervenção divinas;
  3. Iahweh aponta um líder tribal (juiz) entre o povo;
  4. o "espírito de Iahweh" desce sobre o líder;
  5. O líder vence o inimigo e liberta Israel;
  6. a paz é restaurada;
  7. Começar de nooooovo...


AJUDALUCIANO

O livro apresenta seis juízes maiores, em histórias mais detalhadas---> Otoniel, Aod, Débora (e Barac), Gedeão, Jefté e Sansão;

E seis juízes menores, que não são líderes militares, em histórias mais breves  ---> Sangar, Tola, Jair, Absã, Elon, Abdon.

São doze no total, como as doze tribos de Israel.

A distinção entre juízes maiores e menores não é feita no texto bíblico. Ela existe para justificar a atenção dada a esses personagens na redação bíblica, assim como suas funções - os juízes maiores são líderes militares e governantes enquanto os juízes menores tem funções menos claras, provavelmente administrando a justiça.

Pelo que estou vendo, as histórias estão todas embaralhadas. Lá vou eu sofrer.




Eu e a bíblia estamos em um relacionamento enrolado

Os juízes são personagens carismáticas (no sentido de que receberam o carisma, a graça divina) e heróicas que lideram e governam o povo judeu.

Os próprios pecados dos judeus (infelidadade, óbévéo) são a causa de suas mazelas, e eles são salvos não por mérito próprio mas pela infinita misericórdia divina. Essa fixação na infidelidade de Israel comprova que Juízes ainda faz parte da redação deuteronomista (extrato fonte D).

A tradição atribui a autoria de Juízes a Samuel, o que é obviamente caô.


HISTÓRIA DOS JUÍZES



Preparem-se para serem julgados

OTONIEL:

Nessa história, temos a galera da tribo de Judá servindo a Cusão-Rasataim, digo, Cusã-Rasataim, rei de Aram Naaraim, por oito anos, por conta de sua infelidade ao Senhor.

Otoniel é escolhido por Deus. Ele luta contra Cusã-Rasataim e o vence. Temos 40 anos de paz. Otoniel morre.

E sim, o episódio é contado nessa rapidez e com todos esses detalhes.

AOD:

Os Israelitas (nesse caso, da tribo de Benjamim) "recomeçam a fazer o que é mau aos olhos de Iahweh". Por isso Deus fortalece Eglon, rei de Moab, contra Israel.

Eglon conquista a tribo de Benjamin, que lhe serve por dezoito anos.

Os benjaminitas clamam ao Senhor, que lhes oferece como líder Aod, HOMEM CANHOTO - por algum motivo a bíblia acha importante nos revelar esse fato.





Ué, então por que era pecado ser canhoto na idade média?

Aod fica responsável pela entrega do tributo de Israel a Eglon. Então ele tem uma ideia: forja um punhal de dois gumes, com 1 côvado de cumprimento (uns quarenta e cinco centímetros), e o esconde embaixo da roupa.

Chegando lá, ele se vira nos trinta e apunhala Eglon, que é bem gordão e é atingido com punhal, mão, braço e tudo dentro. Eglon é apunhalado com tanto gosto que suas fezes caem no chão, na frente dele.




Versão da história na bíblia infantil

E é isso, né. O benjaminitas lutam contra os homens de Moab e é vitória do povo de Deus! Eles vivem oitenta anos de paz.

SAMGAR:

Juiz menor. Para vocês terem noção de como o relato sobre os juízes menores é breve, sobre Samgar são ditas duas linhas. Literalmente duas linhas:
"Depois dele (Aod), veio Samgar, filho de Anat, que feriu seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também salvou Israel"(Juízes 3, 31)
DÉBORA E BARAC:

Os israelitas das tribos de Neftali e Efraim BLABLABLABLABLÁ, então Javé os entrega a Jabin, rei de Canaã que reinava em Hasor. O chefe do exército de Jabin é Sísara.

Os israelitas são oprimidos por 20 anos.

Débora é uma profetiza local que julga sob uma palmeira. Ela manda chamar Barac em Neftali e lhe diz que Deus o mandou juntar uns manos pra guerrear.

Barac diz que só vai se Débora for junto. Ela concorda e diz que "a honra da vitória não será tua (de Barac), porque é nas mãos de uma mulher que Deus entregará Sísara". (Juízes, 4, 9)





Tá bom meu bem?

Os exércitos de Barac e de Sísara guerreiam. Sísara, em desvantagem, foge a pé e vai se esconder na casa de Jael, mulher de Héber, o quenita (a bíblia adora esses nomes complicados, cheio de nomes de pai, mãe, cônjuges, cidade natal, endereço, epítetos, etc).

Jael promete protegê-lo, beleza. Só que ao invés disso ela enfia uma estaca nas suas fuça assim que ele dorme.


Jael

Os exércitos de Barac matam o rei Jabin. Temos quarenta anos de paz.

Logo depois da narrativa desse episódio, tudo é narrado novamente em um trecho chamado "Cântico de Débora e de Barac". Como eu não quero resumir tudo de novo, bora ouvir uma música da Débora Blando em homenagem à nossa protagonista.




Quando chove
Fica mais triste esperar
Por alguém que não vai chegaaaaaar

Débora é chamada de "mãe de Israel". Acho bem legal ver uma personagem feminina que é profetisa, guerreira, juíza e recebe todo esse destaque no Velho Testamento, esse livro casca grossa bagarái.

E por enquanto é isso, pessoal. Vamos falar mais sobre Juízes post que vem. 




Até lá!


-------------------------------------

PS:
Descobri um site com análises maravilhindas de todos os livros da bíblia, um a um. Estou usando ele bastante como fonte também, e já descobri que comi muita bola nos resumos que fiz até agora. Estou feliz, mas estou sofrendo. O site é: 
http://www.estudosbiblicos.teo.br

Também estou fazendo mais um curso online sobre a bíblia e estou AMANDO. Esse curso é dado pelo estudioso Northrop Frye, e foca nas imagens recorrentes que aparecem na bíblia. Sério, é de cair o cu da bunda.

Caso se interessem: 
http://heritage.utoronto.ca/northropfryelectures

Um comentário: