segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Resumo de Juízes - introdução (parte 1)

O que de bom pode haver num livro chamado JUÍZES? Aposto que: nada.

Mas vamos lá.

judging you


O livro dos Juízes se passa no período de transição entre a morte de Josué e o estabelecimento de uma monarquia em Israel. Esse período teria se dado entre os anos 1200 e 1000 A.C, e é recontado aqui cheio das firulas, todo enfeitado e reimaginado. Lembrem-se sempre que as partes históricas da bíblia são totalmente idealizadas, ok? Ok.



Tipo a sua vida

Nesse período de 200 anos, Israel ainda estaria em formação. Ao invés de uma nação, Israel seria a junção de pequenas cidades-estados - as doze tribos que vimos serem divididas em Josué. O livro de Juízes não lida com grandes guerras entre Israel e outras nações, mas sim com pequenos conflitos entre algumas tribos de Israel aqui e ali e alguns grupos locais.

O livro tem como protagonistas os juízes, sábios líderes locais favorecidos por Javé. E é isso: eles são na real mais LÍDERES MILITARES do que juízes, e o livro é um compêndio de pequenas histórias sobre essas personagens notáveis. Uma delas, por exemplo, é Sansão, aquele da Dalilah. Ou seja: preparem-se para fortes emoções & hair whipping \o/




Hop up out the bed turn my swag on

Juízes começa com uma recapitulação do livro de Josué. Embora o governo do profeta tenha sido idealizado no livro anterior (ele parece ter feito tudo e mais um pouco), somos informados que o buraco é mais embaixo: a conquista de Canaã resultou de atos individuais das tribos e foi muito incompleta, ao contrário da imagem de triunfo de Josué. Juizés admite que muitos, muitos cananeus permaneceram na terra.

O anjo de Iahweh anuncia desgraças a Israel -  O anjo de Javé aparece no meio do povo para dizer umas verdades. Lembrem-se que o anjo de Javé é o próprio Javé, que assume a forma de anjo para que assim seja respeitada sua transcendência.

O anjo chora as pitangas. Diz que fez de um tudo por Israel, mas que os judeus estão fazendo amor com outra pessoa. Diz também que não entregará a terra prometida por completo a Israel. Ele não expulsará as nações não conquistadas e deixará muitos cananeus entre o povo escolhido como uma CILADA.

Ou seja: os cananeus são o equivalente bíblico da gostosa do Teste de Fidelidade se esfregando em Israel para ver até onde a fidelidade deles vai.




Da esquerda para a direita: Cananeus, Israel e Javé

Segunda introdução - Considerações gerais sobre o período dos Juízes -
Porque mais uma introdução nunca é demais.


Josué e toda a sua geração, linda e fidelíssima ao Senhor, morrem. Temos agora a geração seguinte, que não viu a conquista de Canaã e os milagres de Josué. E qual a primeira coisa que esses novos israelitas fazem?

(  ) Organizam uma rifa beneficente
(  ) Lavam um tanque de roupa suja.

(  ) Se juntam para assar um porco pizza.
(X) Louvam a Baal.

Deus só pede UMA COISA, sabe?





Israelita hipster

E essa é a estrutura de Juízes: Os judeus se prostituem com outros Deuses. Javé os abandona e eles sofrem toda sorte de opressão. O povo se lamenta, Javé fica com peninha e manda um juiz para os libertar. O juiz os salva. Os judeus voltam a pecar. Enxague e repita operação.

Nos próximos posts, entraremos nas histórias de cada um dos juízes, ok? Até lá!

3 comentários:

  1. Começando a achar que o Velho Testamento é um eterno teste de fidelidade de Deus com os judeus, com uns merchandising estilo Sansão & Dalila e Moisés e as águas pra gente se distrair.

    ResponderExcluir