quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resumo de Números - parte 03

Bora começar:

Etapas em direção à Transjordânia - Essa passagem lista as baldeações que os judeus fazem à caminho da Cisjordânia para chegar à Terra Santa. Li com a mesma atenção que dou quando pergunto um endereço no meio da rua para alguém.

eu: hum, hum. hum, hum. certo. certo.
meu cérebro: OLHA POPÓ POPÓ NO CAVALINHO PORÓ POPÓ POPÓ.



Direção para chegar a Canaã

Conquista da Transjordânia - Israel pede permissão ao Rei Seon para atravessar a terra dos amorreus. Seon não só nega passagem como manda exércitos contra Israel. O povo escolhido conquista a terra dos amorreus.

Israel aproveita que está com a mão na massa e conquista Basã também, porque guerra santa é a ordem do dia nesse finzinho de Números.

Os israelitas, depois de tomarem todas essas terras, partem e acampam nas estepes de Moab, a caminho de Jericó.

O rei de Moab recorre a Balaão: Essa é a parte na qual Balac, rei de Moab, vê que Israel tá tacando o terror e chama o profeta Balaão para amaldiçoá-los, para que assim não consigam conquistar Moab também. Só que Balac não contava com a astúcia de Javé, que manda Balaão abençoar o povo escolhido ao invés de amaldiçoá-los.

Eu fiz um post inteiro sobre essa passagem lá no começo do blog. Recomendo a leitura porque esse é um dos meus posts preferidos.


Israel em Fegor - Israel se estabelece em Setim. Como os judeus não conseguem sossegar o facho, logo começa a putaria: eles SE ENTREGAM À PROSTITUIÇÃO com as filhas de Moab, e pior: comem, bebem e louvam o Deus Baal, arqui-inimigo de Javé.

Deus fica iradíssimo e manda empalar todos os chefes de Israel. Moisés ordena a morte de todos os infiéis. Vinte e quatro mil pessoas morrem.

Do nada, chega no meio da assembleia um israelita agarrado em uma madianita. Finéias (filho de Eleazar, filho de Araão), sangue nos óio que só ele, pega uma lança e trespassa os dois pelo ventre. Deus acha esse ato tão bonito, tão lindo, tão amor ♥, uma demonstração de fé tão grande de Finéias que perdoa os israelitas.

Javé ordena a morte dos madianitas, ou seja, mais e mais guerra santa.



VIII. Novas disposições

O recenseamento Recenseamento dos Levitas- Depois de tanta morte, precisávamos mesmo de um novo recenseamento. Resultado: 601.730 mil israelitas e 23.000 levitas recenseados, totalizando 624.730 mil manos, mais ou menos a população de Sorocaba ou de Aracaju - o que faz sentido, lembrem-se que Canaã é do tamanho de Sergipe.

Agora imagina Sorocaba andando pelo deserto. É gente bagarái.

A coisa mais importante dessa passagem é saber que nenhuma pessoa recenseada aqui tinha passado pelo censo anterior, que aconteceu lá no começo de Números. Isso nos mostra a infidelidade da geração mais antiga, a geração mimimi, condenada a morrer no deserto, e a fidelidade dos jovens para com Javé, representados por Finéias na passagem anterior. Só a geração que nasceu no deserto entrará na Terra Prometida, como já contei quinhentas vezes para vocês.




É dos 9inho o reino dos céus, ou pelo menos Canaã

A herança das filhas - Passagem sobre questões de herança. Mulheres se tornam herdeiras de direito.

Josué, chefe da comunidade - CHEGOU O MOMENTO QUE TANTO ESPERÁVAMOS, galera! Deus manda Moisés subir uma montanha! \o/

Finalmente :D :D :D :D :D :D :D

Vocês sabem o que isso significa, certo? 





Para ler ao som de Goodbye das Spice Girls

Moisés morre sem entrar em Canaã como castigo por dar uma de diva no episódio das águas de Meriba. Mas ainda não estamos livres dele, pois alegria de pobre dura pouco e a bíblia não é cronológica. Ainda teremos que aturar alguns discursos de Momô lá em Deuteronômio. Buá.

E do que Moisés morre? De nada. Deus só diz: suba a montanha e se recolha aos seus, doença raríssima e muito perigosa.

Um tal de Josué, filho de Nun, é escolhido por Javé como sucessor de Moisés. Agora Eleazar e Josué são os novos Bebeto e Romário da bíblia, anotem ai.


Depois desse lindíssimo episódio, temos um bando de coisa técnica sobre as quais não me estenderei: mais especificações sobre sacrifícios, oblações, promessas, o sábado, os ázimos (pão sem fermento comido em algumas celebrações, como a Páscoa), mais festas e celebrações, etc. 

CHEGA!

Post que vem provavelmente já temos o final de Números, se Deus quiser! Até lá, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário