segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumo de Números - parte 04 (final)

Lá vamos nós:

IX. Despojos de guerra e partilha

"Guerra santa contra Mediã" & "Massacre das mulheres e purificação dos despojos de guerra" - Esse texto é a continuação lógica de "Israel em Fegor", aquele episódio no qual os judeus são infiéis e louvam Baal que vimos no post passado, então é óbvio que ele só aparece 4 páginas depois.



PAUSA PRA FALAR DA TEKPIX, que até receita de pão já rolou para interromper essa narrativa

Nessa passagem, Javé manda Moisés vingar a morte dos 24 mil israelitas infiéis nos medianitas. Então Israel vai NO PIQUE DO LOUCO: mata todos os homens medianitas, ocupa e taca fogo em todas as cidades e acampamentos, toma posse do gado e de todas as riquezas e captura todas as mulheres e crianças.

Depois disso tudo, os soldados judeus voltam para a entrada do acampamento e se reúnem com Moisés, que fica p-u--t-í-s-s-i-m-o porque:

a) Ele é da paz e não transa violência;

b) Ele deseja a todas inimigas vida longa para que elas vejam a cada dia mais nossa vitória;

c) A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena;

d) Os comandantes isralitas deixaram as mulheres e crianças medianitas com vida.

Moisés, esse homem santo, explica que foram as mulheres e crianças medianitas, sob conselho de Balaão (também assassinado por Israel na guerra), que seduziram os judeus e os fizeram pecar contra Javé. Não, você não leu errado. É isso mesmo. Segundo Moisés, as mulheres e crianças são as grandes responsáveis pela desgraça que assolou Israel.

Mas relaxa que piora: Moisés manda matar todos os meninos e todas as mulheres que já "conheceram varão" e entrega as meninas virgens como prêmio de guerra aos soldados judeus. Dahora a vida, né?



Poderia fácil ter uma máscara de Moisés ali no meio


Moisés ordena que os soldados fiquem fora do acampamento por sete dias e se purifiquem antes de retornarem à comunidade.

Depois dessa parte, temos o levantamento e divisão dos despojos de guerra entre os judeus e os sacerdotes - inclusive das moças virgens. Temos também especificações sobre as oferendas referentes à guerra.


Divisão da Transjordânia - Olha, primeiro deixa eu confessar uma coisinha para vocês: eu não sei nada sobre coisa alguma.



Meu nível de conhecimento: o que são ovos?

Entendo muito pouco sobre os conflitos atuais entre Palestina x Israel e faço a mais puta ideia das divisões de fronteira atuais e antigas desse pedaço de chão que é... o quê? Como chamá-lo? Aquela parte do mundo que vive em guerra e que eu sempre chamo pelo genérico CANAÃ.

No entanto, sinto que a água está batendo na bunda. Essa galera tá dividindo terra e eu tô aqui, entendendo nada e cantando "Vai no cavalinho". Tentei fazer uma pesquisa porca sobre o assunto mas fui ler sobre a Palestina e já desisti. Aceito convites para tomar ~um suco de laranja sem malícia~ com qualquer boa alma que queira me elucidar (ou com malícia só para os gatos, mim add). Ou pelo menos me indiquem um
 livro / texto / vídeo.

Aqui no blog, para fins didáticos, chamarei de Canaã ou Terra Santa tudo para além do Rio Jordão e de Transjordânia tudo para aquém do rio, ok? OK.


Na passagem em questão, a Transjordânia é dividida entre 2 tribos (de Gad e de Rúben) e meia (de Manassés) das 12 tribos de Judá.  As terras de Canaã (ainda não conquistadas) ficarão para as tribos restantes.

As etapas do Êxodo - A bíblia narra, de modo detalhado e enfadonho, cada passinho que os judeus deram no deserto desde o Êxodo até acamparem nas margens do Rio Jordão, nas estepes de Moab.



Esse caminho todinho, tim tim por tim tim, só que escrito. Vocês deveriam me pagar salário, sérião.

"Partilha de Canaã. A ordem de Deus"; "Fronteiras de Canaã" & "Os príncipes indicados para a partilha" - Javé delimita as fronteiras de Canaã. Ele também manda os judeus entrarem em Canaã, expulsarem todos os habitantes que estiverem lá e quebrarem tudo. Destruírem estátuas, demolirem lugares santos, etc. Barbarizar geral mesmo, e depois dividir a terra entre os nove clãs e meio restantes, representados cada um por um príncipe.

"A parte dos levitas" & "As cidades de refúgio" - Javé ordena que os levitas recebam cidades, inclusive as chamadas "cidades de refúgio", nas quais morariam autores de assassinatos não intencionais.

"A herança da mulher casada" - Mulheres com direito a herança de terras são obrigadas a casar dentro de suas tribos, ou seja, se Maria é da tribo de Gaad, ela tem que se casar com um caboclo da tribo de Gaad. Isso porque se Maria se casasse com um caboclo da tribo de Manassés, sua terra seria transferida para a tribo de seu marido.

E é isso ai.

CABOU NÚMEROS, galera! \o/

Mas o próximo livro é Deuteronômio, então nem se animem que a ladainha continua.

Um comentário:

  1. Olha, falando em Deuteronômio, tem um filme desses bem ruins com a Winona Ryder, chamado "Dominação" (Lost Souls, 2000) que começa com um versículo do livro bíblico que, supostamente, estaria prevendo a vinda de um anticristo. Adoro como os roteiristas de Hollywood que usam a Bíblia pra introduzir filmes de terror.

    ResponderExcluir