quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resumo de Números - parte 03

Bora começar:

Etapas em direção à Transjordânia - Essa passagem lista as baldeações que os judeus fazem à caminho da Cisjordânia para chegar à Terra Santa. Li com a mesma atenção que dou quando pergunto um endereço no meio da rua para alguém.

eu: hum, hum. hum, hum. certo. certo.
meu cérebro: OLHA POPÓ POPÓ NO CAVALINHO PORÓ POPÓ POPÓ.



Direção para chegar a Canaã

Conquista da Transjordânia - Israel pede permissão ao Rei Seon para atravessar a terra dos amorreus. Seon não só nega passagem como manda exércitos contra Israel. O povo escolhido conquista a terra dos amorreus.

Israel aproveita que está com a mão na massa e conquista Basã também, porque guerra santa é a ordem do dia nesse finzinho de Números.

Os israelitas, depois de tomarem todas essas terras, partem e acampam nas estepes de Moab, a caminho de Jericó.

O rei de Moab recorre a Balaão: Essa é a parte na qual Balac, rei de Moab, vê que Israel tá tacando o terror e chama o profeta Balaão para amaldiçoá-los, para que assim não consigam conquistar Moab também. Só que Balac não contava com a astúcia de Javé, que manda Balaão abençoar o povo escolhido ao invés de amaldiçoá-los.

Eu fiz um post inteiro sobre essa passagem lá no começo do blog. Recomendo a leitura porque esse é um dos meus posts preferidos.


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Resumo de Números - parte 02

Continuando Números, galeres:

Capítulo 18


O papel expiatório do sacerdócio -
Uns fulanos chegam para Moisés e reclamam de que todo mundo que se aproxima da morada de Javé, morre. 
Por algum motivo muito louco, Moisés então escolhe os levitas para cuidar da Tenda de Reunião. Muito louco porque O LIVRO ANTERIOR FOI LEVÍTICO. Eu já tô ligada nessas parada há pelo menos 100 páginas. Mano, Deus, vai se tratar. Nem AMNÉSIA repete tanto.



É uma pena que fazer tatuagem seja interditado em Levítico
MAS TUDO BEM: certeza que o Lord nem lembra

A parte dos sacerdotes & A parte dos Levitas - Javé bate um papo com Araão e diz que todas as oferendas do povo, oblações ou holocaustos, pertencem aos levitas, que deverão se alimentar de coisas santíssimas. Isso é como se Ogum mandasse o pai de santo e sua família comerem todos os trabalhos ofertados a ele. Dahora, né? Isso que eu chamo de respeito aos animais. Afinal de contas, isso torna a comida literalmente sagrada.


tipo isso

Me explico: essa história de separar o primogênito da cabra, da vaca, do homem, etc, para Javé, não passa de metonímia, vocês se lembram, né? Espero que também se lembrem da aula da tia Maricota na qual ela disse que metonímia é quando a parte representa o todo.  

Sendo assim, a morte de um primogênito não é uma morte em vão, pois derramar o sangue de um animal é cumprir a vontade de Deus. ÓBVEO que a carne desse animal é sagrada e não deve ser desperdiçada.

Por contiguidade, TODOS os animais e TODAS as refeição são sagrados. Lembrem-se que os judeus nem sequer comem carne que contenha sangue, pois o sangue é força vital que pertence a Deus e deve retornar à terra.

domingo, 4 de maio de 2014

Resumo de Números - parte 01

DEPOIS DE DOIS ANOS EU CHEGUEI AO QUARTO LIVRO DA BÍBLIA, PESSOAL \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ VITÓRIA DO POVO DE DEUS

Quando comecei esse blog, eu estava no meio de Números, esse belíssimo livro que eu mal conheço mas já considero pakas e ao qual demorei dois anos para retornar. Naquela época, tomei a decisão burra de começar narrando a bíblia por ele, mas logo percebi que isso seria impossível, então comecei tudo de novo por Gênesis.

Por isso, lá no começo desse blog existem quatro textos sobre Números:

texto 01

texto 02

texto 03

texto 04

Para não repetir coisas que já escrevi, às vezes costurarei posts antigos no Resumo de Números que começo aqui, mas não farei isso com frequência porque não escrevi tanta coisa assim. Fiquem tranquilos que tentarei ser o mais didática possível, ok?


A verdade é que agora que eu entendo melhor os temas e a estrutura da bíblia, posso dizer que não acontece muita coisa em Números, só muita peregrinação e muita desobediência, além de mais regras para o povo judeu - e me nego a escrever sobre leis, já tive minha cota.

Números é a história de como a primeira geração de judeus era encapetada e a segunda, que nasceu no deserto, era fiel ao Senhor. Portanto não pretendo passar muito tempo nesse capítulo não.

Mas vamos a ele:


RESUMO DE NÚMEROS - PARTE 1

Números já começa de um modo super festivo e divertido: com um recenseamento. Javé manda Moisés contar todos os homens de vinte anos para cima hábeis para a guerra que moram no acampamento. Como eu nem sequer fiz a minha declaração de imposto de renda, nós vamos pular essa parte.



Depois disso, Javé ordena o acampamento a partir das doze tribos que o compõe. O livro se chama NÚMEROS, né galera. Claro que tem um monte de coisa chata de contador. Vamo pular essa parte também.




Resumo do Levítico - CONCEITOS GERAIS - parte 4 - ACABOOOOOOU

Mais um texto porque 2014 é o ano da virada. VAI TER COPA SIIIIIIM \o/

Para entender esse post melhor, leiam os anteriores:


Levítico:

parte 1
parte 2
parte 3
------------------------------------------------

Antes de entrar no tema desse post, quero esclarecer o conceito de PROFANAR que abordei na correria lá no post anterior: galera, entrar numa igreja e pintar pentagrama ou a cruz invertida não te faz metaleiro sangue nos óio profanador adorador do capiroto, viu? Ainda mais a cruz invertida, que é símbolo de Pedro. Você tá profanando nada, queridão. Você tá no máximo SUBVERTENDO a ordem do sagrado - ao mesmo tempo em que admite a sacralidade dos símbolos que subverte, por negação.

Profanar é tornar comum o que é sagrado apenas. É tipo comer a hóstia porque você está com fome ou beber água benta porque está com sede.

Entendido?




Tatuar 666 nos beiço é: babaca

Fazer "docinhos finos diferenciados" com o corpo de Cristo é: profano

(Tô aceitando o corpo de Cristo sabor brigadeiro, por favor)