terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 9 - O código da Aliança: as leis mosaicas

Essa é a parte 3 das leis moisaicas.

Posts anteriores: Parte 1; Parte 2

Leis morais e religiosas (Ex 22, 17-27) -  Essa parte já começa bem: "não deixarás viver a feiticeira".

Mohi

O Êxodo apresenta somente a punição (morte, veja só que novidade). Deuteronômio 18, 9-22, no entanto, expande o tema.

A bíblia é contrária a várias formas de "magia", como bruxaria, adivinhação, encantamentos e inclusive comunicação com espíritos. Se tiver algum espírita por ai, me explica como o Espiritismo concilia essas proibições à sua doutrina que eu tô com pregs de pesquisar.

A bíblia também relaciona bruxaria à adoração de outros deuses.



Agora coloquem no mesmo balaio superstição, pouco conhecimento de medicina e ciência, milhares de religiões no mundo que praticam rituais de magia e sacrifício, outros deuses, necessidade de controle da igreja (católica ou protestante), intolerância religiosa, séculos de opressão feminina e voilà, você tem a receita perfeita para mais de 100 mil execuções em praça pública, na fogueira ou na forca, só no século XV.

Os métodos para decidir quem condenar por bruxaria eram elaboradíssimos. Tão elaborados quanto esse aqui:


 Uma das cenas mais realistas do cinema

Agora imaginem quantas mulheres foram mortas apenas por apresentarem conduta divergente do comportamento imposto às mulheres de sua época. Imaginem quantas foram mortas só por terem conhecimento sobre plantas e curas alternativas ou porque alguma peste se alastrou na região em que viviam e galera precisava de um bode espiatório. Ou por puro machismo? Pois é, nunca foi fácil ser mulher.

Engraçado pensar sobre essa lei hoje, sabendo que o catolicismo que a gente herdou é uma mistureba sem fim de várias religiões e vem recheado de crendices, superstições e simpatias.

 Mas é bom lembrar que tem gente que leva essas coisas a sério.

Ô se tem!

Ô se tem!

Ô se tem!

Lembrando que isso tudo é fruto de uma interpretação ferrenha da bíblia que gera um monstro horroroso chamado intolerância religiosa. Mas a intolerância religiosa pode nascer de outros modos também, tipo colocando todos os religiosos no mesmo saco.

Por isso digo: seja você católico, evangélico, ateu, agnóstico, pai-de-santo, seguidor do monstro do espaguete voador, lembre-se: tolerância = :) intolerância = :(
Por isso que no dia 31/10 eu comemoro tanto o Halloween quanto a reforma protestante

...........................................
  • "Quem tiver coito com um animal será morto" ----> Eu sou a favor dessa, bíblia, arrasou, zoofilia é uma merda mesmo. Mas pena de morte? Sério?

 Velho testamento resumido
(porque a bíblia não tem o menor problema com o 6º mandamento
)


A passagem em questão também proíbe: afligir estrangeiros, oprimidos, viúvas e crianças, sob pena de morte; devolver o manto do próximo, caso o pegue emprestado; emprestar dinheiro a juros.

PERA, QUÊ?? 

Então você está me dizendo que a bíblia condena um dos pilares do capitalismo? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!






Você sabe o que isso significa, certo? Significa que se todos seguissem a bíblia à risca, a sociedade que conhecemos simplesmente ruiria.

Eu tava aqui tentando imaginar o apocalipse que nossas vidas seriam nesse mundo paralelo trevas mas dai lembrei que não preciso: um fulano chamado A. J. Jacobs já fez isso por mim.

Esse moço é um jornalista americano que escreveu o livro "O Ano em Que Vivi Biblicamente" (quem quiser me dar presente, fica a dica). Ele basicamente catalogou todas as proibições bíblicas  (mais de 700) e passou um ano seguindo a palavra de Deus literalmente. Tão literalmente que a esposa dele engravidou de gêmeos (êta varão abençoado!).

  
E você ai, que não consegue seguir nem receita de bolo

(Parte 2 da palestra / Leia sobre a experiência nessa matéria da superinteressante)

Curto demais a conclusão dele: não dá pra seguir a bíblia literamente, nem tentem. Então já que todo mundo escolhe quais partes seguir, bora escolher direito.
...........................................

Bom, essa parte do Êxodo termina com a seguinte proibição: "Não blasfemarás contra Deus, nem amaldiçoarás um chefe do teu povo".

Eu ia dizer que tá todo mundo condenado ao inferno por ler esse blog, mas não vou. O holy shit não tem intenção alguma de blasfemar. Na minha interpretação da bíblia (que é a que me importa, hah), blasfêmia é bem diferente de brinks. Blasfemar é ser maldoso, injusto com a fé alheia e babaca. Acredito de verdade verdadeira que Jesus tenha senso de humor, porque um cara cujo primeiro milagre é fazer mais pinga só pode ser parça. Por isso acho que Jesus curte uma piada e curte o holy shit também ♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário