sábado, 23 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 8 - O código da Aliança: as leis mosaicas

Bora lá continuar com as leis mosaicas, que comecei no post anterior.


E você reclamando da constituição federal...

Golpes e ferimentos (Ex 21, 18-36) - Se você bater no Zézinho com o punho ou uma pedra e ele ficar de cama por um tempo mas depois conseguir ficar em pé, tá tudo em casa. Zézinho agora precisa de bengala? Pff, não esquenta. É só pagar pelo tempo perdido dele.


É nóis 

Se você e o Zezinho estiverem brigando e sem querer empurrarem a Neide, ela cair no chão e abortar, dai vocês terão que indenizar o marido dela. A quantia será estipulada por ele e determinada pelos árbitros.

Agora se o Zezinho morrer por causa do ferimento com punho ou pedra ou a Neide morrer ao abortar, dai é lei de talião, meu bem. Conta pra gente ai, Datena.
Essa lei é um absurdo, né? Pois é, nem tanto. A imagem que temos do Deus do VT é a de um cara carrancudo, de poucos amigos, injusto pra cacete e malvadão. Um pai severo que chamaria misericórdia de coisa de viado. Ou seja: um Datenão de toga flutuando no céu e apontando o dedo nas nossas fuças. Só que a lei de talião é total hippie e "deixa disso" se comparada à prática anterior: vingar cada crime sete vezes. 1 2 3 4 5 6 7 VEZES.


A ROTA ainda não recebeu o memorando atualizando a primeira lei

A lei de talião estabele proporção entre punição e dano, evitando os exageros da vingança. JC vai revisar essa lei mais tarde:

 
JC segurando uma ovelhinha = morri de fofura *-* 

Eu ia curtir demais se o Deus bíblico descesse na humildade e anunciasse pra geral: ó só, vocês são muito malucos, não dá. Vou estabelecer essas regras pra vocês agora mas volto em 2.000 anos pra dar F5, blz? #partiu #academia.

Sinto falta disso na bíblia: ERRATAS. Porque assim: ou Deus é perfeito ou não é. Ou é falho ou não é. E Deus erra muito. É só olhar essa passagem acima, porra. Jesus, nas entrelinhas, tá dizendo isso: meu pai errou, malz ae. Só que nas entrelinhas não é suficiente.

Acho que eu teria zero problemas com a bíblia se Deus lançasse um "eu sou perfeito, vocês não são, então não vou mandar vocês serem hippies quando a prática é vingar 7 vezes". Deus bem poderia dizer que sim, ele é infalível, mas omite informações porque  a humanidade não está pronta. Porque dai a bíblia admitiria mudança e eu não teria que aguentar babaca a utilizando pra justificar babaquice.

É pedir demais?

Vamos continuar que essa parte é longa: Se alguém bater em seu escravo e ele morrer, essa pessoa será punida pela lei de talião. Porém se o escravo sobreviver um ou dois dias, o agressor não será punido pois é dinheiro seu.
 Palavra da salvação. Amém.

Agora se o escravo perder um olho ou um dente, será liberto sem pagar nada.

Dai essa parte tem um monte de leis sobre bois e jumentos, porque a bíblia não é nada senão relevante para os tempos modernos. Como eu acho que cabe uma adaptaçãozinha aqui, vou dizer para vocês o que deve ser feito caso você tenha problemas com seu laptop ou iphone:

Se o seu laptop der choque em alguém, seu laptop será sacrificado. Você, no entanto, nada sofrerá. Agora se você tiver emprestado seu laptop para o seu vizinho mesmo ciente de problemas técnicos, você e o seu laptop serão apedrejados.


Tá na hora de comprar um Mac

Se alguém abrir um buraco e não o tapar e seu laptop ou iphone cair nele, o dono do buraco terá que te ressarcir em dinheiro. O laptop morto será dele, no entanto, para que utilize as partes.

Etc etc, tem mais umas nhenhentas leis sobre animais tanto nessa parte (Golpes e ferimentos) quanto na próxima (Roubo de animais - Ex 21, 37; 22, 1-3) e na outra (Delitos que implicam indenização - Ex 22, 4-14). Essa parte também tem leis sobre o campo e objetos emprestados. Na maioria das vezes o caso deve ser levado ao sacerdote para que Deus decida.

Violação de uma virgem (Ex 22, 15-16) - Se alguém seduzir e se deitar com uma virgem não comprometida, deverá pagar seu dote e se casar com ela. Se o pai da moça recusar, ele deverá ser indenizado em dinheiro. 

Ah! Nem é tão ruim assim, vai. A bíblia está falando sobre "seduzir e trepar". Ninguém tá falando de estupro. Se pá o sexo foi consensual!

Pois é, mas não se preocupe que Deuteronômio 22, 28-29 tá ai pro tira-teima:

 
"E a agarra e se deita com ela" O.O

Já que essa parte do Êxodo se relaciona com Deuteronômio 22, vamos logo a ele:

Percebam que eu estava sem paciência quando fiz essa tradução porcamente editada no paint. Original bem ajambrado nesse link

Imagino que vocês estejam curiosos sobre essa divisão entre estupro na cidade e no campo. Eu também estava. O que teriam essas terríveis mulheres da cidade feito para Deus para receberem pena mais severa pelo crime hediondo de serem estupradas? Pois bem:  elas não gritaram. Elas foram estupradas em uma cidade, lugar cheio de gente, e não gritaram. E por isso merecem ser mortas. A pedradas. Ou merecem casar com seu estuprador.

Percebam que a vontade ou a palavra da mulher não entram em jogo em nenhuma dessas passagens.

Olha. Tenho nem palavras. Tenho nem palavras.

Se eu não queimar minha bíblia em uma fogueira e dançar em volta, nua, ainda hoje, eu volto no próximo post porque olha, GENTE NÃO DÁ.


Eu renuncio

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! descobri via Ateísmo & Peitos (não me julguem) e virei leitor fiel!
    No mérito do post, eu não consigo realmente entender porque é que se dá tanta importância às leis do Pentateuco quando (i) JC mudou a abordagem de muita coisa; (ii) os próprios judeus não levam mais essas leis tão a sério hoje em dia; e (iii) trata-se de uma realidade de 3 mil anos atrás.
    Para mim, a única explicação possível é desonestidade intelectual. Ou preguiça pura e simples de explicar o posicionamento sem usar um argumento de autoridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, tem desonestidade intelectual / burrice forte por parte das igrejas, mas o povo, coitado. galera não entende a bíblia. galera pouco lê e, qdo lê, lê mal. só reproduzem o que ouvem na igreja e o que sempre ouviram em casa. ninguém tem paciência não. só o livro mais importante do ocidente e ninguém tem paciência, inclusive quem acredita.

      eu devo ser a única pessoa no brasil estudando a sério saporra.

      todos os fiéis escolhem quais regras seguirão e quais não seguirão. acho que tá na hora de todo mundo admitir e escolher regras melhores.

      Excluir
    2. Concordo inteiramente com você. Eu comprei o Gênesis em quadrinhos, do Robert Crumb (indico fortemente), e quase ninguém para quem emprestei o livro conseguiu terminar de ler. Eu, que me considero agnóstico, li de uma vez só. É interessantíssima a história, tem várias atrocidades, mas você sai dessa experiência conhecendo muito mais sobre os fundamentos do mundo ocidental. Eu emprestei para católicos praticantes, católicos não praticantes, enfim, e ninguém teve saco. Poxa, estava inclusive em quadrinhos, para facilitar...

      Excluir
    3. porra, agora quero ler o gênesis em quadrinhos!

      Excluir
    4. Opa, tá na mão: http://www.submarino.com.br/produto/6997705/genesis

      Além disso, e seguindo mais ou menos a temática do seu blog, vale conferir também Retalhos, do Craig Thompson: http://www.submarino.com.br/produto/6875973/livro-retalhos.

      Excluir