sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AGORA PARE!: The book of Mormon

Lanço agora a seção AGORA PARE!, na qual interromperei o relato bíblico para comentar sobre outra coisa qualquer.

Hoje falo sobre os mórmons. Para ser mais exata, sobre o espetáculo The book of Mormon, escrito por Trey Parker e Matt Stone, que são apenas as mentes insanas por trás de South Park. O espetáculo é número 1 na Broadway e já levou uma caralhada de Tonys, o Oscar do teatro americano.

Se você tem conhecimento zero sobre os mórmons, preciso apenas lhe informar que você está perdendo um dos maiores atos de humor involuntário da terra (eles só perdem pros cientologistas). A doutrina deles é coisa linda de Deus. Saiba apenas que se um dia você encontrar um testemunha de Jeová extremamente loiro, olhos azuis e com cara de americano, ele é na real um mórmon em missão pelo Brasil.

Para saber um pouco mais sobre a doutrina, veja esse video:



E tem detalhes deliciosos da história que esse video não conta, tipo Joseph Smith traduzindo as placas olhando para um buraco, com uma pedra que traduzia hebraico pra inglês, e ditando em voz alta o que estava escrito para um sócio rico que ficava lá, anotando, todo paciente. Dai a mulher desse sócio deu sumiço em várias páginas traduzidas, e Joseph ficou puto do cu. Saiu dessa dizendo "Deus não quer que eu traduza novamente essa placa, ele está nos punindo. Agora traduzirei a outra, que contém a mesma história mas está escrita um pouquinho diferente".


Tem também 11 testemunhas que juram terem visto as placas, embora depois umas tenham 01. negado terem visto de verdade 02. saído da igreja e a condenado 03. dito eu vi com meus olhos espirituais.

Os mórmons são engraçadíssimos. Trey Parker e Matt Stone sabem disso, tendo sido criados próximos a uma grande comunidade mórmon. E isso é bom porque eles não só fazem a comédia muito bem, mas também humanizam os caras. Eles não são parte da nação atéia pau-no-cu, que fica recriminando todas as crença, se achando inteligentona e enchendo o saco. Eles, no final das contas, são bem respeitosos, e entendem que religião traz conforto para muita gente. E é por isso que o espetáculo é gênio: engraçado, tolerante, quase delicado numas partes. Vale demais ler a sinopse e ver todos os videos no youtube, especialmente esses aqui:



Hello - Número de abertura, com os caras batendo na porta dos outros, precisa nem ler a sinopse pra entender


I believe - Elder Price, o personagem principal, reafirma sua fé em um momento difícil, e cita alguns preceitos da religião


Hasa diga eebowai - em missão na África, nossos heróis ouvem umas verdades

Infelizmente não teve uma boa alma pra traduzir decentemente os videos pro português. Humpf. Mas peguem as letras, acompanhem, dêem um jeito. Vale a pena demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário