segunda-feira, 1 de outubro de 2012

RESUMO DO ÊXODO - parte 3A - As pragas do Egito (1ª parte)

Então vamos lá, todo mundo brincando de Show do Milhão sem consultar o google:


Uma coisa tão básica da catequese, né? E tão difícil de responder! Porque eu sem dúvida chutaria SETE, porque tudo na bíblia vem em 7. Mas nem: são 10 pragas do Egito. D-E-Z. É praga pra cacete. É de se esperar que o Faraó liberasse os caras depois da terceira, mas não: vocês verão que Deus tá nem ai pra hora do Brasil e é por causa dele que o Egito sofre por tanto tempo. Pobres egípcios! Puta falta de sacanagem.

Antes de começarem as pragas, Moisés e Aarão vão até o Faraó e mostram aquele truque de mágica de transformar a vara de Moisés em serpentes. Mas os sábios e encantadores do Egito conseguem fazer o mesmo, e transformam as varas deles em serpentes também. Quando você acha que essa passagem não poderia ficar mais fálica, a vara/serpente de Moisés come as varas dos encantadores, o que por si, pra mim, é apologia à homossexualidade. Mesmo assim o Faraó não se convence de que Deus está do lado dos caras. Então começam as pragas pra valer.

Antes de entrarmos nas pragas, saibam que essa parte da bíblia tem uma estrutura que se repete, e que eu vou chamar de REFRÃO:

- Moisés lança uma praga.

- O Faraó pede pra que Moisés faça a praga cessar.

- Deus endurece o coração do faraó e ele não deixa os israelitas irem louvar seu Deus no deserto.

A bíblia adora uma repetição, talvez porque as histórias tenham sido transmitidas oralmente por muitos anos. Vai saber. 

Vamos às pragas:



PRAGA NÚMERO: 01
A água transformada em sangue.

 

Trilha sonora da praga

Moisés fere os rios do Egito e eles se transformam em sangue. Todos os peixes morrem, o rio cheira mal e os egipcios não tem mais água pra beber.

No entanto, os sábios e encantadores egipcios conseguem reproduzir a praga em laboratório.

Provavelmente assim

Deus endurece o coração do Faraó e ele não deixa o povo partir.

 
PRAGA NÚMERO: 02
As rãs.


Mesma história. Deus manda rãs pra cima do Egito. Os encantadores conseguem reproduzir a praga. Dai o Faraó manda chamar Moisés e diz: "Rogai a Yahweh que afaste as rãs de mim e do meu povo, e deixarei o povo partir, para que ofereça sacrifício a Yahweh" (Ex 8:4). Quando tá tudo de boa, Deus endurece o coração do Faraó novamente.


 E agora vc já sabe de onde surgiu a inspiração praquela cena daquele filme ruim.
O que eles quiseram dizer com isso, ainda não conseguimos apurar.


PRAGA NÚMERO: 03
Os mosquitos



É aqui que a turma da Xuxa se encontra

Deus manda mosquitos pro Egito. Os magos tentam reproduzir essa praga mas não conseguem, porque aparentemente é muito mais fácil produzir rãs e tingir de sangue todos os rios do Egito. Dai eles dizem: "Isto é o dedo de Deus!" (Ex  8:15).
E a gente sabe bem que dedo é esse

Blablablá Deus endurece o coração do Faraó.

PRAGA NÚMERO: 04
As moscas


Deus manda para o Egito um enxame de Jeff Goldbums

Dessa vez o Faraó chama Moisés e diz: "Pode oferecer sacrifícios aqui mesmo no Egito, tá de boa". Mas Moisés não aceita a oferta pois os rituais judaicos são vistos como abominação pelos egípcios, e ele tem medo de que o povo seja apedrejado - coisa que os hebreus não teriam problema nenhum de fazer com outros povos de outras fés, por acaso. ESTAMOS DE OLHO, seu Moisés.

Então o Faraó concorda em deixar os israelitas irem praticar seus rituais no meio do deserto, a três dias de caminhada. Mas quando as moscas vão embora, Deus toca o refrão e endurece novamente o coração do pobre coitado.


PRAGA NÚMERO: 05
A peste dos animais


Deus mata todos os animais dos campos que pertencem aos egípcios, e deixa os animais dos israelitas vivões. Ou seja: Deus mata um bando de animais que nada tem a ver com a pica, só pra fazer o Faraó do Egito libertar o povo judeu. Dai ele vai e endurece o coração do Faraó pra não libertar o povo judeu, ou seja: Deus mata um número absurdo de animais inocentes fim da história. Colocando em termos compreensíveis para a sensibilidade atual: é como se ele tivesse matado uns 5.000 yorkshires.


Deus não liga muito pros animais

Para mais provas de que estou certa, lembrem-se que Yahweh matou a maioria dos animais na época de Noé, excetuando-se um par de cada espécie e todos os animais que sabiam nadar.




PRAGA NÚMERO: 06 - As úlceras

Deus mandou Moisés soprar um pó no ar "e os homens e os animais ficaram cobertos de tumores que se arrebentavam em úlceras". Gente, úlceras! QUE NOJO DO CARALHO!


Eu estou grávida e a última coisa que preciso é ver imagem de úlcera na cara dozôto nesse blog

Na minha terra, fazer vocês clicarem nesse post e, contra sua vontade, submetê-los a imagens de úlceras na cara já é uma puta falta de decência. Deus, no entanto, não compartilha da minha ética: dá úlceras a bebês, mães, a terceira idade... Senhor, cara, sério: ok você decidir fuder com a vida de alguém, quem nunca? Mas pra tudo tem um limite. Até gangue de rua tem ética interna, até o PCC. Acho que falo por todos quando digo: o limite, Senhor, é mandar uma rodada de úlcera na cara de uma população inteira, especialmente se depois o Senhor for endurecer o coração do Faraó e tornar toda a úlcera inútil pra começo de conversa.

 




PRAGA NÚMERO: 07 - A chuva de pedras

  
Nada cai do céu... nem cairáá!

Deus fala assim pro faraó: Tá vendo todas essas pragas? Pois é. Só não matei todo mundo ainda "para fazer-te ver o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra" (Ex 9:16). É, meu povo, tá provado que Deus tem a auto-estima baixa mesmo. Só isso explica ele estar preocupado com a opinião de um fucking faraó de merda. Minha sobrinha é que deve estar certa:


Capaz de Jesus ficar boladão com o sucesso do Neymar
(sim, minha sobrinha acredita de verdade nisso, assim como boa parte da sua timeline)

Dai ou a bíblia se contradiz ou Deus está sendo extra extra irônico e fdp, porque se liga só no que ele diz na sequência: "Agora, pois, manda recolher os teus animais e tudo o que tens no campo, porque os homens e os animais que se acharem no campo e não se recolherem à casa, ao cair sobre eles a chuva de pedra, morrerão".

o quê, OS ANIMAIS QUE VOCÊ MATOU DUAS PRAGAS ATRÁS????


Os judeus, como sempre, não foram atingidos pela chuva de pedras que destruiu o Egito inteiro. Dai todo aquele teatrinho novamente: Faraó decide libertar o povo, Moisés faz a chuva parar, Deus endurece o coração do Faraó whiskas sachê.





-------------------------

Dentro em breve temos a segunda parte das pragas do Egito. Mas eu postei bastantão essa semana, então não me pressionem!

Um comentário:

  1. Vou dizer uma coisa, um assunto bíblico nunca me fez rir tanto quanto esse post!

    ResponderExcluir