quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AGORA PARE!: top 10 minhas músicas religiosas preferidas


Jesus curtindo um som

Pode parecer mentira, mas eu realmente curto religiões, especialmente as judaico-cristãs. E eu acho Jesus Cristo um ser humano fantárdigo, um dos caras mais tr00 que já andaram pela terra. Não curto a parte x-men dos milagres e tal, mas o acho um grande sábio. Ter o tipo de posicionamento que ele tinha há 2012 anos não deve ter sido fácil. Esse blog sofrerá quando eu chegar ao Novo Testamento (se é que minha preguiça vai deixar), pois Jesus é tão equilibrado que eu provavelmente só ficarei concordando com tudo o que ele diz/faz e elogiando a coerência do sujeito.

Uma coisa que eu curto tanto quanto curto Jesus Cristo é fazer listas. Por esse motivo, em dezembro do ano passado eu improvisei no facebook um 30 day challenge músicas religiosas preferidas para celebrar o menino Jesus. E baseada nisso faço agora esse TOP 10 MÚSICAS RELIGIOSAS PREFERIDAS aqui no blog, porque o blog é meu e eu faço o que eu quiser com ele.

Importante: as músicas não precisam ser 100% religiosas. Também não precisam ser AS MELHORES. Só precisam ser MINHAS PREFERIDAS. O critério é totalmente pessoal.

Lembrando que a gente fica tão focado no que há de mau nas religiões (Bolsonaro, Malafaia, todas as guerras, genocídio, o papa recriminando a camisinha, pedofilia, a bolada de dinheiro que galera leva, as gay sofrendo, milhares de mortes pq a igreja é contra o aborto, pedofilia, etc etc e tal) que esquece que elas são legais também. Além de trazer felicidade, sentido e paz para as pessoas, elas inspiram umas músicas boas pra caralho.

NÚMERO 01 - Todos Estão surdos - Roberto Carlos


Robertão é gênio e quem não curte tá errado. Essa música é boa demais. Sente esse groove, malandro! Fico felizona quando ouço esse clássico.

Muita gente não ouviu porque não quis ouvir
Eles estão surdos!
 

 2. If it be your will - Leonard Cohen (cantada por Antony, do Antony & The Johnsons)

Essa música muito me emociona. Cohen é gênio. As letras dele são as melhores. Tá facilmente no meu top 5 melhores artistas evah (eu disse que curto fazer listas, não?). E ele faz muita referência a religião, geralmente misturando com as coisas mais seculares. Muitas vezes de modo profano, inclusive, o que só deixa mais bonito.

Eu escolhi uma canção dele que é religiosa de fato. E essa interpretação do Antony é chorável. É uma música fossa de leito de morte, praticamente, mas de passar vergonha de chorar.

If it be your will
That I speak no more
And my voice be still
As it was before
I will speak no more
I shall abide until
I am spoken for
If it be your will 




03. Ave Maria no morro - Herivelto Martins (fico com a versão da Gal Costa, embora não a considere definitiva)


 Linda linda. Simples e tal. JC deve curtir.

Lá não existe felicidade de arranha-céu
Pois quem mora lá no morro
Já vive pertinho do céu
 

04. As I sat sadly by her side - Nick Cave


Se eu acreditasse em Deus, seria mais ou menos nesses termos. Minha crença seguiria essa lógica.

Desculpa, mas terei que destacar um pedação gigante de letra:

As I sat sadly by her side
The kitten she did gently pass
Over to me and again we pressed
Our different faces to the glass
"That may be very well", I said
"But watch the one falling in the street
See him gesture to his neighbors
See him trampled beneath their feet
All outward motion connects to nothing
For each is concerned with their immediate need
Witness the man reaching up from the gutter
See the other one stumbling on who can not see"
With trembling hand I turned toward her
And pushed the hair out of her eyes
The kitten jumped back to her lap
As I sat sadly by her side
Then she drew the curtains down
And said, "When will you ever learn
That what happens there beyond the glass
Is simply none of your concern?
God has given you but one heart
You are not a home for the hearts of your brothers
And God does not care for your benevolence
Anymore than he cares for the lack of it in others
Nor does he care for you to sit
At windows in judgment of the world He created
While sorrows pile up around you
Ugly, useless and over-inflated

05. Bridge over troubled water - Simon & Garfunkel / Aretha Franklin

Essa música na real não é religiosa em si, mas a versão gospel que a Aretha Franklin fez é. Novamente: versão gospel. Essa música pode facilmente ser lida por um viés religioso, portanto ela faz sentido nessa lista. Como gosto demais da original do Simon & Garfunkel também, vou botar as duas aqui. Mas pra quem nunca ouviu a da Aretha: sente esse soul mermão! Inacreditável!





I'm on your side
When times get rough
And friends just can't be found
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

06. Jorge da Capadócia - Jorge Ben (versão dos Racionais)


A original do Jorge Ben é ótima e tal, mas a definitiva é a dos Racionais. Porque quando Jorge canta, é uma música linda. Mas com os Racionais é um canto de proteção legítimo. Não é apenas uma música. É uma oração, a sério. E não há música melhor pra abrir um album como o "Sobrevivendo no Inferno".



Eu estou vestido com as roupas
e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés
e não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos
e não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos
e não me vejam
 
07. Canto de Ossanha - Vinícius de Moraes e Baden Powell



Eu nunca disse que seriam apenas músicas judaico-cristãs.

Canto de Ossanha é incrível. Essa versão é maravilhosa, e fica melhor ainda por começar com Berimbau. Pena que corta no final, mas escolhi esse video mesmo assim pq é magia ver Vinícius de Moraes sentado nessa mesa parecendo preto velho.

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer

08. Aquarius - só a versão com a soul sister do filme cantando, please


Misticismo conta como religião, né?

E mano, olha a voz dessa mina! Fodona.

This is the dawning of the age of Aquarius
The age of Aquarius
Aquariuuuuus!
Aquariuuuuuuuuuuuuuus!

 
09. Turn Turn Turn - The Byrds



Essa música é linda e me emociona e me lembra de Anos Incríveis. Ela  é todinha tirada de Eclesiastes 3:1-8,  exceto a última frase. E essa música realmente serve pra mim como "guia espiritual". Olha que loucura, a bíblia servindo o seu propósito! Essa passagem da bíblia é muito mais sábia do que eu. Eu tô longe de aceitar que existe um tempo pra tudo, inclusive para nascer e morrer. Ou seja: ela me ensina algo.

E ali nos comentários o Eder me matou de rir. Estou há horas rindo disso que ele escreveu e passando vergonha nos ônibus da vida: "Turn Turn Turn é lindinha demais! Até Lúcifer chora. Deve ser a música de ninar e tomar mamadeira de Deus".

To everything - turn, turn, turn
There is a season - turn, turn, turn
And a time to every purpose under heaven

10. Jesus Walks - Kanye West


Amo/sou Kanye West. Essa música pode não ser emocionante e reveladora de nada, mas é boa demais.




I ain't here to argue about his facial features
Or here to convert atheists into believers

Obrigada, Kanye, por não tentar me converter.

BONUS TRACK:


Também acho dahora esse rap islâmico aqui. Tentem não groovear.

Um comentário:

  1. sabe que sempre imaginei que se o mundo acabar mesmo o cara que vai avisar é o zé ramalho. daí bem por essas relações fico pensando como seria uma versão do metatrom pra todos estão surdos.

    e turn turn turn é lindinha demais! até lúcifer chora. deve ser a música de ninar e tomar mamadeira de deus.

    ResponderExcluir