Pelo jeito o povo do metal curte demais a ideia de usar referências bíblicas pra nomear suas bandas
Eu estou #chatiadíssima porque cheguei naquele momento do blog no qual terei que resumir o Êxodo, e eu sou contra qualquer coisa que tenha Moisés como protagonista. Cara, Moisés é pior do que a Priscila Fantin como protagonista de malhação, pior do que a Gwyneth Paltrow, pior do que Erick Marmo, pior do que cigano Igor. Só sofrerei mais quando chegar em Números.
A única coisa divertida que tem Moisés no meio é esse número
de Cantando na chuva. Amo / sou.
de Cantando na chuva. Amo / sou.
Embora eu considere o Êxodo um livro menos interessante do que o Gênesis, não podemos negar que é uma história fodona. Vamos à ficha técnica:
Título Original: Sh'moth (em hebraico: שמות, literalmente "nomes", hebreu moderno: Shmot). Na bíblia hebraica, os livros do Pentateuco levam o nome da primeira palavra que compõe o texto.
Duração: pelo menos uns seis posts.
Gênero: dramédia, épico, comédia musical.
Ou você não se lembra da parte em que Moisés canta "Como uma Deusa" no topo do monte Sinai?
Sinopse: Uma galerinha do barulho sai numa grande aventura cheia de perigos e surpresas pelo deserto, numa jornada em busca da liberdade e da identidade. Baseado em fatos metarreais.
Produção: Yahweh productions.
País de Origem: Parceria Terra prometida / Egito.
Sinopse: Uma galerinha do barulho sai numa grande aventura cheia de perigos e surpresas pelo deserto, numa jornada em busca da liberdade e da identidade. Baseado em fatos metarreais.
Elenco: Morgan Freeman como Deus, Charlton Heston como Moisés, Chevy Chase como Aarão, Companhia MIMIMI de teatro como Grande Elenco Judeu. Ator convidado: Osmar Prado como Faraó.
OK, vou parar de enrolar e começar a história. Para se situar, leia o final desse post aqui, pq eu não tô afim de repassar isso tudo.
Então Deus meio que esqueceu os judeus como escravos no Egito por 400 anos. E quando eu digo ESQUECEU, eu não to de zoera: tem uma parte pequenininha logo no começo do livro chamada “Deus lembra-se de Israel” (Ex 2:23). Os hebreus gemem e clamam pelo Senhor, que então “lembrou-se da sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó”. Ou seja: Deus tinha esquecido os cara lá, por 400 fucking anos, como escravos (!!!).
Vaquinha pra comprar ginkgo biloba pro senhor!
Como que Deus, onipresente, onisciente e onipotente (pelo que alegam), que usará contra mim todas as vezes que, em pensamento, planejei o assassinato da minha família, ESQUECE alguma coisa? Por 400 (quatrocentos) anos? Olha, a pessoa precisa sofrer de um DDA muito crônico.
Deus foi o primeiro cogitado para o papel de Drew Barrymore
em "Como se fosse a primeira vez"
Até agora não me parece que ser parte do povo escolhido traga muitas vantagens, mas blz. Bora falar sobre little moses:
MOISÉS: DA INFÂNCIA AO ENCONTRO COM DEUS
O faraó do Egito percebe que os judeus levaram a sério aquela história de “crescei e multiplicai”, e que mais cedo ou mais tarde entrarão em guerra contra os egípcios e ganharão, pois já estão em maior número. Portanto ele ordena que todos os recém-nascidos do sexo masculino sejam jogados no Nilo.
E você ai, achando que a China tinha um programa de natalidade zoado...
A mãe de Moisés faz um pequeno cesto e o joga Nilo abaixo. Uma de suas filhas, Miriã, é incumbida de observar o destino do cestinho, que vai parar, veja você que sorte, no local onde se encontra a filha do faraó. Ela percebe que o menino é uma criança judia, ao que Miriã se aproxima e, esperta bagarái, diz que pode buscar entre o povo uma ama de leite para o menino. Assim, a mãe de Moisés acaba o criando e ainda é PAGA pra isso.
E então Mickey Mouse salvou a América!
Quem imaginaria que jogar recém-nascidos rio abaixo seria um ótimo investimento?
Mais velho, ele é adotado pela filha do faraó, e dai a coisa fica mal explicada: sabe aquela história toda de dai ele era irmão adotivo do futuro faraó que vimos nos filmes e na catequese? Tá lá não. Ele foi adotado pela filha do faraó, e essa é toda a informação que recebemos. E só foi adotado depois de grande, porque quando pequeno ele foi criado por sua mãe / ama de leite. Talvez no Qur'an a coisa seja explicada melhor. Se vocês tiverem mais informações sobre a passagem, usem a caixa de comentários, pfv. Mesmo porque eu descobri que tenho um leitor ex-franciscano. Dahora a vida, né?
A disney enfiou até uma corrida de bigas na parada, e os irmãos adorados Moisés e Faraó responsáveis pela queda do nariz da Esfinge de Gizé. Sou a favor de tudo isso, o filme é ótimo. Mas imaginem o que a Disney não faria, sei lá, com o 11/09?
E então Mickey Mouse salvou a América!
Um belo dia, Moisés vai visitar seus irmãos de sangue e vê um egípcio batendo em um deles, então o que faz?
SEM HESITAR, cara. Qual a pena, Excelentíssimo Sr. Dr. Joaquim Barbosa?"Moisés, voltando-se para um e outro lado e vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio e ocultou-o na areia". (Ex 2:12).
E é claro que eu tenho que postar esse video, né, só pra não perder a piada.
Moisés / Bola de fogo
No dia seguinte, Moisés vê dois hebreus brigando e, cara de pau pra caralho, solta: “Por que feres o teu companheiro?” (Ex 2:13). Ah, que exemplo de Cristão esse Moisés, não? Ao que um dos hebreus responde "Para de ser hipócrita que você matou um mano ontem, seu hipócrita!" (Ex 2:14). Moisés descobre que o faraó quer sua cabeça pelo crime e fica com o cu na mão, e dai foge pra Madiã.
Lá ele defende umas mina de uns pastores violentos nadavê e recebe a mão de uma delas em casamento.Ele fica em Madiã uma cota, e até filho tem, o Gérson.
Um dia Moisés leva seu rebanho para o alto de uma montanha, e lá encontra um fogo estranho ardendo no meio de uma sarça (palavra bíblica para arbusto) mas não o consumindo. Dai o fogo começa a gritar MOISÉS! MOISÉS!, e eles batem um papo, o que é super normal, né? Eu também responderia "olá, tudo bem, como vai?", quem nunca levou um léro com um arbusto em chamas?
Ou talvez ele estivesse queimando outra coisa:
Deus diz para Moisés que é sua missão libertar os israelitas do Egito. Para que acreditem nele, Deus o ensina vários truques tipo jogar a vara no chão e fazê-la virar uma cobra, provocar lepra em sua própria mão e curá-la, transformar água em sangue, etc. Todo o kit de mágica do Mister M.
Depois de passar todas as coordenadas, Moisés pergunta para Deus "qual o seu nome?", e temos uma passagem linda pra caralho que eu curto demais:
"Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?” Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: EU SOU envia-me junto de vós.” Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É Yahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”. (Ex 3:13-15)
Lindo, Jeni. Me emocion. Deus é. Apenas é. E somente Ele pode apenas ser.
ResponderExcluiragora que você mencionou o will.i.am, acabo de lembrar que um dos problemas centrais da filosofia ocidental (ou talvez o maior, ou talvez aquele ao qual podem ser reduzidos todos os outros problemas) é o lance ser/não ser. os gregos se estapearam muito com isso, assim como gentes antes deles e naturalmente, olha só, toda galeire do deserto.
ResponderExcluirparece coisa de magonheiro, mas essa merda é séria e tem nego que passa a vida (e a morte) acadêmica inteira escarafunchando o assunto.
o artigo em pt é bem fraquinho, mas de lá dá pra ir pro em inglês e ter uma noção do pepino: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ser
Caralho, seu blog é fantástico! Mto amor! <3
ResponderExcluir