Talvez eu tenha voltado, talvez não. Estou ciente que já se passaram QUATRO anos, mas
TUTU POM COM FOFÊS?
NÃO ME JULGUEM, SÓ ME AMEM
TOLA E JAIR:
Vocês se lembram que estávamos no livro JUÍZES, falando sobre cada um deles, né? E se lembra que juízes não são JUÍZES JUÍZES, e sim homens e mulheres escolhidos pelo Lord para livrar Israel de suas agruras, né?
Pois então.
Vocês se lembram que estávamos no livro JUÍZES, falando sobre cada um deles, né? E se lembra que juízes não são JUÍZES JUÍZES, e sim homens e mulheres escolhidos pelo Lord para livrar Israel de suas agruras, né?
Pois então.
Essa parte da bíblia abre com as histórias dos juízes menores Tola e Jair, com quatro linhas dedicadas a cada um deles.
Tola é um israelita da tribo de Issacar e julgou em Efraim por 23 anos, enquanto Jair é da tribo de Gade e julgou por 22. Jair teve 30 filhos (ô povo pra ter filho) e montava em 30 jumentos, porque a bíblia acha relevante me dar esse dado.
Na sequência, temos a história de Jefté, juiz maior (embora haja controvérsias).
JEFTÉ:
Tudo começou
Então os judeus, cansados de sofrer, correm tudo para os braços de Javé e pedem a misericórdia divina; só que Javé fica puto por só lembrarem dele quando o bicho pega, então ele dá o maior esporro nos camaradinhas, dizendo para eles irem pedir mané libertação para os deuses estrangeiros com os quais se prostituíram.
É tipo o baba baby blíbico
Mas no final tudo é amor. Javé "não pôde mais suportar a angústia de Israel" (Juízes 10, 16), e então manda Jefté para libertá-los.
Tudo o que vocês precisam saber sobre o Velho Testamento está nessa canção do Zezé Di Camargo e Luciano
Então vamos a ele:
Jefté, da tribo de Gade, é um bandido filho de uma prostituta, o que é bem legal. É interessante notar como muitos personagens biblicos tem origens marginais, bem populares, e estão longe de serem heróis nobres e idealizados, como poderiamos esperar. Gedeon, por exemplo, foi escolhido por sua fraqueza (o filho mais novo do clã mais fraco de Manassés). Pois é, meu povo: é dos humildes, dos malandros e dos anti-heróis que a bíblia gosta, só lembrar do pilantra do Jacó. Underdogs do mundo, uni-vos!
Jefté, da tribo de Gade, é um bandido filho de uma prostituta, o que é bem legal. É interessante notar como muitos personagens biblicos tem origens marginais, bem populares, e estão longe de serem heróis nobres e idealizados, como poderiamos esperar. Gedeon, por exemplo, foi escolhido por sua fraqueza (o filho mais novo do clã mais fraco de Manassés). Pois é, meu povo: é dos humildes, dos malandros e dos anti-heróis que a bíblia gosta, só lembrar do pilantra do Jacó. Underdogs do mundo, uni-vos!
Filho de Paulo is the new filho da puta
Por ser filho de uma prostituta, Jefté é expulso da cidade por seus irmãos (e/ou os anciãos da cidade, é confuso) e vai morar entre bandidos. Só que mais tarde, Galaad entra em guerra contra os amonitas, e os anciãos da cidade imploram para que Jefté, "guerreiro valente", volte e os lidere na batalha. Jefté aceita sob uma condição: continuar como chefe nos anos de paz.
Jefté e o rei dos amonitas discutem litros sobre qual dos dois teria direito sobre as terras ocupadas. A discussão dá em nada, é claro, e os homens partem para a batalha.
Mas antes acontece um lance bizarro:
A filha de Jefté:
Esse é um episódio estranhão e misterioso da bíblia.
Antes de sair para a batalha, Jefté faz uma promessa ao Senhor: caso vença, sacrificará em holocausto "aquele que sair primeiro da porta da minha casa para vir ao meu encontro" (Juízes, 11, 31).
Dai ele vence. E quem sai ao seu encontro?
Não, infelizmente o gorila da porta dos desesperados não é a resposta correta. É muito pior: a filha única de Jefté, dançando ao som de tamborins e comemorando a vitória do pai.
Jefté e o rei dos amonitas discutem litros sobre qual dos dois teria direito sobre as terras ocupadas. A discussão dá em nada, é claro, e os homens partem para a batalha.
Mas antes acontece um lance bizarro:
A filha de Jefté:
Esse é um episódio estranhão e misterioso da bíblia.
Antes de sair para a batalha, Jefté faz uma promessa ao Senhor: caso vença, sacrificará em holocausto "aquele que sair primeiro da porta da minha casa para vir ao meu encontro" (Juízes, 11, 31).
Dai ele vence. E quem sai ao seu encontro?
Esse dia foi lôco
Mas né, vocês tinham alguma dúvida de que isso ia dar merda? Essa talvez seja a história mais "VAI DAR MERDA" da bíblia.
Isso é tipo cuspir pra cima e depois ficar com raiva porque o cuspe caiu no olho.
Bom. Ao ver a filha, Jefté rasga suas vestes, arrasado, se joga no chão e lamenta. Ele conta para a pobre que fez um voto a Javé e não pode recuar. Ela diz que tá de boa, é pra ele relaxar e cumprir a promessa que fez. Mas antes ela pede:
"Concede-me apenas isto: deixa-me sozinha durante dois meses. Irei errando pelos montes e, com as minhas amigas, lamentarei a minha virgindade (Juízes 11, 37)
Um bonde de 9nhas sozinhas por dois meses periguetando pelos campos de um lado e a iminência de morrer queimada do outro e você vem me falar em virgindade? Um-hum, sei.
Dica: entre a cruz e a espada, escolha sempre a espada
Ainda assim, os dois episódios tem diferenças significativas: foi Deus quem iniciou o quase sacrifício de Isaac. Foi ele quem testou a fé de Abraão. Em Juízes, a coisa não é bem assim: o sacrifício não é ideia divina, e Jefé barganha com Deus, dizendo que sacrificará o primeiro que aparecer na porta apesar de já ter recebido o favor divino para vencer a batalha.
Um anjo intervém no episódio de Isaac; Deus, entretanto, não intervém no caso da filha de Jefté, embora o sacrifício de um filho ou filha seja proibido em Levítico.
Ademais, ninguém sabe porque diabos Jefté decidiu fazer uma promessa tão imbecil, porque além de já ter o favor divino, é impossível que ele não soubesse que as mulheres vinham ao encontro dos guerreiros cantando e dançando ao final das batalhas.
Esse episódio é curto e tem muita ponta solta. Inclusive tem estudioso que defende que Jefté não sacrificou a pobre adolesk, e sim a entregou para o serviço de Deus. Olha, tá tudo aberto a múltiplas interpretações. Façam as suas.
Guerra entre Efraim e Galaad. Morte de Jefté - Galaad (a terra de Jefté) trava uma nova batalha contra os homens da tribo de Efraim e ganha. A contenda se dá porque os efraimitas não ajudaram os galaaditas durante a guerra contra os amonitas (conseguiram acompanhar?).
O que importa é que ao final da batalha, Galaad bloqueia as passagens para o rio Jordão afim de evitar que os efraimitas sobreviventes possam escapar.
Para determinar quem é efraimita e quem é galaadita (ou seja: quem tem acesso ao Rio Jordão e quem não tem), os soldados exigem que a pessoa fale a palavra XIBOLETE. Dependendo do sotaque, o camaradinha tinha acesso ao rio ou MORRIA.
O que equivale a matar todo mundo que chama trakinas de biscoito e deixar viver quem chama de bolacha
Quarenta e dois mil homens de Efraim morrem nessa brincadeira.
Enfim. Quanto a Jefté, ele julga em Galaad por mais seis anos antes de sua morte.
E é isso ai, gente. Cabô. Até episódio que vem, no qual teremos os últimos juízes menores e SANSÃO, Dalilah, essa porra toda.
Fiquem com ele, o Deus. Beijinhos no ombro!
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