quarta-feira, 25 de junho de 2014

Resumo de Josué (introdução) - parte 1

Olá, amiguinhos, tudo bem?

Saímos finalmente do Pentateuco! Cabô Torah! AEEE! \o/

Agora começaremos outro tomo de livros, chamados Profetas Anteriores ou LIVROS HISTÓRICOS.


São eles:
  • Josué
  • Juízes
  • (Rute)
  • Primeiro Samuel
  • Segundo Samuel
  • Primeiro Reis
  • Segundo Reis
Rute está entre parenteses pois a bíblia católica o considera um livro histórico, enquanto a bíblia hebraica o considera um livro sapiencial, parte de outro tomo. Informação fundamental nessa vida: sigo a bíblia católica.

A religião judaica tem um forte caráter histórico. O Deus hebraico, Iahweh, é um Deus que acompanha seu povo através de eventos históricos e interfere em seus resultados. Ele não é um Deus 100% transcendente que não se mete em assuntos mundanos, pelo contrário. Ele está intimamente ligado à história de Israel.


Tipo isso

É a história de Israel que será contada ao longo dos próximos sete livros - de modo EXTREMAMENTE IDEALIZADO <------- reparem que eu usei negrito, sublinhei e coloquei o texto em caixa alta, para vocês terem uma noção do grau de idealização de que estamos falando.

Fato histórico e fábula, muita fábula, se confundem nos próximos sete livros, que nos contam da tomada e divisão de Canaã entre as Doze Tribos de Israel aos primeiros anos de residência na Terra Santa.

Também é importante sabermos que Deuteronômio, o livro anterior que acabei de resumir, é um livro fundamental, pois ele funciona como desfecho do Pentateuco e início dos livros históricos, que continuam o estrato-fonte D - os outros estrato-fonte acabaram em Números. De Josué a Segundo Reis, teremos a continuação da ideologia deuteronômica, ou seja, a defesa de doutrinas como a unicidade de culto e a fidelidade de Israel a Deus. Mas falaremos mais sobre essas coisas ao longo dos resumos, conforme eu for entendendo as parada melhor, firmeza?

Bora lá?

SIIIIIM \o/


RESUMO DE JOSUÉ


Vocês se lembram de menino Josué?

Menino Josué, filho de Nun, era um garoto gente da gente, ponta firme, CB, que vivia na barra de Moisés. Ele acompanhou Moisés metade do caminho na subida do Monte Sinai; ele foi um dos doze espiões enviados à Canaã para verificar se havia muita gente por aquelas bandas - e como só ele e Caleb relataram coisas positivas, eles foram recompensados sendo os únicos de sua geração a poderem entrar na Terra Santa; ele foi também o líder da primeira batalha da Israel pós-Êxodo, contra Amalec, naquele episódio mágico em que Moisés fica segurando sua vara em cima de uma colina.

Da pra ver que Josué é um cara sério, engajado, líder da comunidade. Por isso ele é escolhido por Deus como novo ponta de lança do Velho Testamento.

O livro de Josué começa um dia depois da morte de Moisés. Deus reafirma a promessa da Terra Santa ao personagem título e o manda liderar os hebreus durante a travessia do Rio Jordão e a conquista de Canaã. E o Senhor vai além: afirma que durante toda a sua vida, Josué será IRRESISTÍVEL, conquistando a tudo e a todos.




Deus afirma que a condição para esse estado perpétuo de gostosura é a fidelidade às leis ditadas a Moisés. Deus exorta Josué a ser FIRME E CORAJOSO, pois ele estará sempre a seu lado.

Já tô com uma quedinha por esse homem? Apesar dessa bandana escrota na cabeça, já tô achando Josué mil vezes melhor do que Moisés?


Josué em: Irresistível.
Em uma banca perto de você.

A história de Josué, no entanto, já começa a criar paralelos com a história do chatonildo do Moisés: nosso herói envia dois espiões a Jericó para investigar sobre a terra, assim como Moisés enviou espiões a Canaã lá em Números.

Os dois espiões, safadinhos, decidem se instalar na casa da Rosa Palmeirão da cidade, uma prostituta chamada Raab. O Rei de Jericó ordena que Raab entregue os exploradores à justiça, mas ela é mulher porreta e afirma que eles já foram embora, fugidos. Ela, no entanto, os escondeu no terraço.

Raab, vivíssima, um olho no peixe, outro no gato, conta aos exploradores que o povo está cagando de medo de Javé devido às conquistas aquém do Rio Jordão, e por isso ela ajudará os espiões em troca de misericórdia divina para seus pais e familiares. Os espiões aceitam o trato e prometem poupá-la do massacre. Com a ajuda de Raab, eles voltam ao acampamento e contam a Josué que a Terra Santa está no papo.

Então Josué reúne o povo e galeres atravessa o Rio Jordão em direção a Jericó, UHU!, em uma passagem LOTADA de paralelismos com a travessia do Mar Vermelho engendrada por Moisés e sua gangue, olha só:
  • Javé para o curso do Rio Jordão, abrindo suas águas, do mesmo modo que secou o Mar dos Juncos ---> CTZ que vcs não sabiam que existem duas travessias no VT;
  • A Arca da Aliança guia a passagem dos israelitas, assim como a coluna de nuvem e de fogo os guiou na abertura do Mar Vermelho;
  • A circuncisão, que rolou com os homens na história de Moisés logo após a travessia do Mar Vermelho, é renovada aqui, com a geração dos 9vinhos nascidos no deserto;
  • O maná começa a cair do céu após a travessia do Mar dos Juncos e cessa após a travessia do Rio Jordão, já que agora os israelitas deverão se alimentar dos frutos da Terra Santa;
  • A Páscoa (judaica, também conhecida como original) é celebrada após ambas as passagens;
E no final da travessia, os israelitas "respeitaram (Josué) como haviam respeitado Moisés, todos os dias da sua vida" (Js 4, 14), o que deve significar que eles cagaram e andaram para Josué, assim como cagavam e andavam para Moisés - mas alá mais uma comparação direta, textual, entre Moisés e Josué (o que acontece o tempo todo).

Enfim. Após ouvirem sobre os milagres realizados por Javé, os reis canaanitas ficam compreensivamente com os devidos cus nas devidas mãos. Dai fica fácil para os judeus, né. É só chegar chegando que é tudo nosso.

Então fechamos aqui esse post: com os israelitas celebrando a Páscoa e sarando seus respectivos bilaus (bilais?), acampados na margem ocidental do Rio Jordão, e com os reis canaanitas pedindo pra sair.

Lembrem-se disso, pois post que vem tem a famosa passagem sobre as muralhas de Jericó. Até lá, beijones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário