domingo, 4 de maio de 2014

Resumo do Levítico - CONCEITOS GERAIS - parte 4 - ACABOOOOOOU

Mais um texto porque 2014 é o ano da virada. VAI TER COPA SIIIIIIM \o/

Para entender esse post melhor, leiam os anteriores:


Levítico:

parte 1
parte 2
parte 3
------------------------------------------------

Antes de entrar no tema desse post, quero esclarecer o conceito de PROFANAR que abordei na correria lá no post anterior: galera, entrar numa igreja e pintar pentagrama ou a cruz invertida não te faz metaleiro sangue nos óio profanador adorador do capiroto, viu? Ainda mais a cruz invertida, que é símbolo de Pedro. Você tá profanando nada, queridão. Você tá no máximo SUBVERTENDO a ordem do sagrado - ao mesmo tempo em que admite a sacralidade dos símbolos que subverte, por negação.

Profanar é tornar comum o que é sagrado apenas. É tipo comer a hóstia porque você está com fome ou beber água benta porque está com sede.

Entendido?




Tatuar 666 nos beiço é: babaca

Fazer "docinhos finos diferenciados" com o corpo de Cristo é: profano

(Tô aceitando o corpo de Cristo sabor brigadeiro, por favor)

INDIVÍDUO --> COMUNIDADE --> TERRA SANTA

Agora vamos entrar em tema novo, seguuura:

Me diz aqui: você é desses que reclama que o síndico do seu prédio não te deixa dar um peido mais alto ou que sua vizinha futriqueira quer tomar conta da sua vida? Pois erga as mãos ao céu e agradeça. Poderia ser muito pior. Você poderia ser vizinho daquele que faz Sheldon do Big Bang Theory parecer o roommate dos sonhos: Javé.



Porque o Levítico, nos noves fora da vida, não passa do Roommate Agreement do Senhor.


Vocês tão ligados que Javé MORA entre os judeus, né? Mas mora MESMO, naquele cafofinho no meio do acampamento chamado SANTO DOS SANTOS. Por conta disso, ele dita para Moisés um livro com as regras para manter-se entre o povo, e é isso que o Levítico é: um manual de como manter a divindade feliz e presente.

Ao prometer a terra santa aos hebreus, Javé tinha dito que os habitantes originais de Canaã eram corruptos e que a terra mais cedo ou mais tarde ficaria completamente poluída por seus pecados e OS VOMITARIA. Pois o 
povo escolhido também está sujeito a essa possibilidade. Pecou demais: foi vomitado. Logo, um único judeu, um Salomão qualquer, deve total obediência às leis divinas não apenas por obrigação individual mas também para preservar a terra de poluição e, assim, zelar pelo bem da comunidade.

Vou explicar exemplificando para facilitar os rolê da vida:


Se Isaac dá o cu, Isaac comete um pecado moral. Deste modo, Isaac polui a terra prometida - ou, durante o período do Êxodo, o acampamento judaico onde Javé reside. Isaac será punido por seu pecado, mas não poderá se purificar através de rituais. No entanto, a terra precisará ser purificada, e para isso os hebreus precisarão sacrificar um animal para assegurar que a comunidade não sofra uma eventual gorfada. Se a terra se polui por completo, ela vomita o povo, que novamente é excluído da presença divina, assim como Adão e Eva foram excluídos do Jardim do Éden.

A presença de Deus também funciona como o sanguinho do video game. Ele está mais ou menos presente de acordo com o nível de poluição da terra e com os sacrifícios cometidos para a sua glória, feitos para atrair e manter a divindade.

Faz sentido, gente? Quer dizer, o bagulho é lôco, mas deu pra entender?

-----------------------

Gente, olha, eu ia escrever mais sobre o Levítico, mas não vou por três motivos: 01. acho que já expliquei o principal 02. ainda não tenho embasamento teórico para dizer tudo o que eu gostaria. 03. PREGUIÇA.

Mais pra frente, se pá, eu volto nesse assunto. Por hora, é isso o que importa sobre o Levítico. Sei que esse livro é um porre, mas espero que vocês tenham achado pelo menos interessantinho. É difícil resumir livro que não tem historinha. Tô ligada que esses textos ficaram meio jogados e tal, mas vocês não tão ligados no drama.

Próximo texto eu começo NÚMEROS, que é um cu de livro mas pelo menos tem historinha.


O que acharam do Levítico? FALA COMIGO GENTE.

Beijos, té.

3 comentários:

  1. Oi sumida!
    Poxa! Vc ficou muito tempo sem postar nada, talvez por isso o pessoal tenha sumido tb. Eu mesmo só estou comentando pq hoje, por pura falta do que fazer e sem pra onde ir na noite e neste weboceano, dei uma passada pra "ver se talvez, sei lá, quem sabe", não tinha algo novo.

    Entendo q a vida é mesmo muito corrida em vários momentos, mas seu trabalho aki é muito legal e eu curto pra caramba seu humor e desprendimento. Daí sentir falta do seus textos. Espero mesmo q vc consiga ser mais ativa com o blog e desejo tudo de bom na sua vida.

    Posso ouvir um AMÉM?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, que mensagem carinhosa, victor! obrigada!

      muito feliz de recebê-la, sério.

      eu paro durante tempos mas eu sempre volto. paro pq é difícil escrever esse blog. sei que não parece tão difícil assim, mas é.

      dai qdo eu volto eu posto cinquenta textos na sequência e ninguém consegue acompanhar. haha.

      tentarei ser mais frequente daqui pra frente. não sei se conseguirei, pq deuteronômio é foda. vejamos.

      Excluir
  2. dá pra seguir o blog pelo facebook ou pelo twitter, né. dai é mais fácil saber qdo tem atualização.

    ResponderExcluir