terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 9 - O código da Aliança: as leis mosaicas

Essa é a parte 3 das leis moisaicas.

Posts anteriores: Parte 1; Parte 2

Leis morais e religiosas (Ex 22, 17-27) -  Essa parte já começa bem: "não deixarás viver a feiticeira".

Mohi

O Êxodo apresenta somente a punição (morte, veja só que novidade). Deuteronômio 18, 9-22, no entanto, expande o tema.

A bíblia é contrária a várias formas de "magia", como bruxaria, adivinhação, encantamentos e inclusive comunicação com espíritos. Se tiver algum espírita por ai, me explica como o Espiritismo concilia essas proibições à sua doutrina que eu tô com pregs de pesquisar.

A bíblia também relaciona bruxaria à adoração de outros deuses.



Agora coloquem no mesmo balaio superstição, pouco conhecimento de medicina e ciência, milhares de religiões no mundo que praticam rituais de magia e sacrifício, outros deuses, necessidade de controle da igreja (católica ou protestante), intolerância religiosa, séculos de opressão feminina e voilà, você tem a receita perfeita para mais de 100 mil execuções em praça pública, na fogueira ou na forca, só no século XV.

Os métodos para decidir quem condenar por bruxaria eram elaboradíssimos. Tão elaborados quanto esse aqui:


 Uma das cenas mais realistas do cinema

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 8 - O código da Aliança: as leis mosaicas

Bora lá continuar com as leis mosaicas, que comecei no post anterior.


E você reclamando da constituição federal...

Golpes e ferimentos (Ex 21, 18-36) - Se você bater no Zézinho com o punho ou uma pedra e ele ficar de cama por um tempo mas depois conseguir ficar em pé, tá tudo em casa. Zézinho agora precisa de bengala? Pff, não esquenta. É só pagar pelo tempo perdido dele.


É nóis 

Se você e o Zezinho estiverem brigando e sem querer empurrarem a Neide, ela cair no chão e abortar, dai vocês terão que indenizar o marido dela. A quantia será estipulada por ele e determinada pelos árbitros.

Agora se o Zezinho morrer por causa do ferimento com punho ou pedra ou a Neide morrer ao abortar, dai é lei de talião, meu bem. Conta pra gente ai, Datena.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 7 - O código da Aliança: as leis mosaicas

Post passado falamos sobre os 10 mandamentos. Para um resumão deles, leia o post ou melhor ainda: confie em um dos maiores profetas de Bowie:

 

Outro fulano que era CRAQUE em resumir e revisar leis mosaicas era nosso truta JC. No sermão da montanha (Mateus 5) ele comenta alguns mandamentos e leis. Embora Jay-C tenha dito que todas as leis mosaicas continuam válidas e aplicáveis, eles as interpretou com mais profundidade e as arrematou com um resumão de dar inveja a qualquer professor de cursinho quando um fulano decide perguntar: "qual o maior de todos os mandamentos?" (Mt 22, 36-40):


 

Tirei 50% nessa prova, Jesus. Vou pra segunda fase?

Logo depois dos dez mandamentos temos uma compilação gigantesca de leis mosaicas. Essas leis já faziam parte da tradição oral e portanto já existiam entre os judeus há muito tempo, porém entraram para a bíblia como leis comunicadas à Moisés por Deus no alto do Monte Sinai - onde Moisés fica trocando ideia com o Senhor por 40 dias e 40 noites, então senta que lá vem história. Vocês sabem como funciona, né?
 
 

Tudo ganha credibilidade quando vem entre aspas


Se as aspas forem sagradas, então, só pode ser verdade. Isso em 2013.
Imaginem nhenhentos anos atrás.

(como bem prova a melhor página do facebook)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Resumo do Êxodo - parte 6: A aliança no Sinai aka OS DEZ MANDAMENTOS

Finalmente chegamos a uma das partes mais conhecidas da bíblia: mano Moisés subindo o monte Sinai e recebendo as tábuas da lei, também conhecidas como decálogo ou DEZ MANDAMENTOS.




Mais ou menos isso aqui

É importante ter em mente o arco narrativo do Pentateuco (primeiros 5 livros do Velho Testamento):  Deus cria o mundo e o entrega ao homem; Deus treta com o homem, que é banido de sua presença - nos primórdios o homem era truta de Deus, que vivia dando rolê pelo Jardim do Éden. Depois do pecado original, o homem é exilado da graça divina; Deus fica revoltadíssimo com a perversidade dos primeiros homens e decide matar geral no dilúvio; Deus permite que seu servo mais fiel, Noé, sobreviva ao dilúvio, e então trava a PRIMEIRA ALIANÇA com o homem, baseada na seguinte promessa: nunca mais destruirá a humanidade com água. Percebam que essa aliança é travada entre Deus e a humanidade inteira;


É como trair seu namorado e depois prometer que nunca mais o chifrará com alguém chamado Jonas


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

RESUMO DO ÊXODO - parte 5: início da caminhada no deserto

Oi, gente, tudo bem? Como é que vocês estão? Tudo certinho?

Sei que sumi por dois meses ¯\_(ツ)_/¯ mas lembrem-se que no primeiro post desse blog eu disse que isso aqui não tem método, nem obrigação, nem pressa
. Sou dessas. Sumo mesmo. Vou sumir às vezes. Tenho preguiça de obrigação e esse blog nunca será uma (a não ser que vocês se juntem para me pagar salário). Desculpaê.

Mas voltemos ao relato bíblico:

Da última vez que encontramos nossos amiguinhos judeus eles estavam reencenando "Jamaica abaixo de zero" na travessia do mar vermelho, vocês se lembram? Pois então. Logo depois dessa cena nós temos um número musical: o povo escolhido se junta e canta um louvor a Deus, tipo isso aqui:


Esse vídeo é tão fiel à bíblia quanto o resto de "O Príncipe do Egito"

Depois de gastarem uma meia hora agradecendo a Deus por salvá-los da escravidão através de milagres elaboradíssimos e efeitos visuais à la Michael Bay, galera começa a fazer aquilo que faz de melhor: reclamar. Lembram-se das murmurações do povo contra Deus? Falei sobre algumas delas nesse post e nesse aqui também. Pois elas começam assim que geral bota o pé no deserto, são numerosas e NÃO PARAM. Tanto que é por isso que Deus os condena a vagar pelo deserto por quarenta anos em busca de Canaã, uma viagem que eles poderiam ter feito em um mês.


Imagina que comportamento bacana você precisa ter para ser banido para o Cantinho da Disciplina por 40 anos