segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Resumo de Juízes (parte 3)

Ó nóis aqui de novo! Bora lá?


Só não vale xingar a mãe

GEDEÃO: 

Acontece o que a gente já sabe: Israel peca e é oprimido pelos madianitas por sete anos. Então Javé aparece para Gedeão na forma de um anjo e o conclama a salvar Israel.

Gedeão fica boladíssimo por ser um zé ninguém do clã mais fraco da tribo de Manassés, além de ser o irmão caçula. Mas ele logo se convence de que está na presença de um anjo (isto é, de Javé) quando o anjo faz uma combustão espontânea da oferenda que Gedeão trouxe (um cabrito e pães sem fermento).




E então Gedeão diz: Anjoooooo... Eu juro que te amooooo...

Javé ordena que Gedeão destrua o altar de Baal construído por ser pai e construa em seu lugar um altar para Javé - mesmo Deuteronômio afirmando a necessidade de unicidade de culto e templo (pequena contradição aqui). 

Gedeão obedece ao Senhor na calada da noite: destrói o altar e oferece um touro em holocausto. No dia seguinte, o povo descobre o ocorrido e tenta matar Gedeão, mas logo desistem pois o Lord está a seu lado.




O que nem sempre é bom negócio

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Resumo de Juízes (parte 2)

E ai, gentes, tudo certo?


Prontos para mais Juízes ou nem?

Como comentei por cima no post passado, as histórias dos Juízes seguem uma estrutura bem rígida porque a bíblia adora repetição. O estilo bíblico é acima de tudo repetitivo e esquemático.

Então a coisa fica assim, ó:


  1. Israel faz "o que é mau aos olhos de Iahweh" (idolatria);
  2. o povo é entregue a seus inimigos e chora pelo perdão e intervenção divinas;
  3. Iahweh aponta um líder tribal (juiz) entre o povo;
  4. o "espírito de Iahweh" desce sobre o líder;
  5. O líder vence o inimigo e liberta Israel;
  6. a paz é restaurada;
  7. Começar de nooooovo...


AJUDALUCIANO

O livro apresenta seis juízes maiores, em histórias mais detalhadas---> Otoniel, Aod, Débora (e Barac), Gedeão, Jefté e Sansão;

E seis juízes menores, que não são líderes militares, em histórias mais breves  ---> Sangar, Tola, Jair, Absã, Elon, Abdon.

São doze no total, como as doze tribos de Israel.

A distinção entre juízes maiores e menores não é feita no texto bíblico. Ela existe para justificar a atenção dada a esses personagens na redação bíblica, assim como suas funções - os juízes maiores são líderes militares e governantes enquanto os juízes menores tem funções menos claras, provavelmente administrando a justiça.

Pelo que estou vendo, as histórias estão todas embaralhadas. Lá vou eu sofrer.




Eu e a bíblia estamos em um relacionamento enrolado

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Resumo de Juízes - introdução (parte 1)

O que de bom pode haver num livro chamado JUÍZES? Aposto que: nada.

Mas vamos lá.

judging you


O livro dos Juízes se passa no período de transição entre a morte de Josué e o estabelecimento de uma monarquia em Israel. Esse período teria se dado entre os anos 1200 e 1000 A.C, e é recontado aqui cheio das firulas, todo enfeitado e reimaginado. Lembrem-se sempre que as partes históricas da bíblia são totalmente idealizadas, ok? Ok.



Tipo a sua vida

Nesse período de 200 anos, Israel ainda estaria em formação. Ao invés de uma nação, Israel seria a junção de pequenas cidades-estados - as doze tribos que vimos serem divididas em Josué. O livro de Juízes não lida com grandes guerras entre Israel e outras nações, mas sim com pequenos conflitos entre algumas tribos de Israel aqui e ali e alguns grupos locais.

O livro tem como protagonistas os juízes, sábios líderes locais favorecidos por Javé. E é isso: eles são na real mais LÍDERES MILITARES do que juízes, e o livro é um compêndio de pequenas histórias sobre essas personagens notáveis. Uma delas, por exemplo, é Sansão, aquele da Dalilah. Ou seja: preparem-se para fortes emoções & hair whipping \o/




Hop up out the bed turn my swag on

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resumo de Josué (parte 3 - FINAL)

E no episódio de hoje de THIS LAND IS MINE, temos Israel massacrando palestinos na Faixa de Gaza a divisão de Canaã entre as doze tribos de Israel.




Para acompanhar a matança lance a lance, entre aqui

Partilha da terra entre as tribos - O Senhor afirma que existe muita terra para conquistar, mas que Josué está velho e portanto o território que já pertence a Israel deve ser dividido entre as 9 tribos e meia que restaram.

E eu poderia descrever essa divisão com toda a riqueza de detalhes, mas eu tenho dó dos meus pobres cinco leitores. Apenas saibam que ficou assim, ó:



As doze tribos: Simeão, Judá, Benjamim, Dã, Efraim, Manassés Ocidental, Issacar, Zebulom, Aser, Naftali, Manassés Oriental, Gade e Rúben


A bíblia admite que em muitas regiões as populações originais (cananeus, jebuseus, etc) não foram totalmente expulsas, passando a conviver com os israelitas e sujeitas a trabalhos forçados.

Os Levitas não receberam terras pois, como sacerdotes do Senhor, devem viver entre o povo e nas cidades de refúgio.

Josué, no entanto, recebeu uma cidade todinha só pra ele, ó só que beleza.




Josué