quarta-feira, 25 de junho de 2014

Resumo de Josué (introdução) - parte 1

Olá, amiguinhos, tudo bem?

Saímos finalmente do Pentateuco! Cabô Torah! AEEE! \o/

Agora começaremos outro tomo de livros, chamados Profetas Anteriores ou LIVROS HISTÓRICOS.


São eles:
  • Josué
  • Juízes
  • (Rute)
  • Primeiro Samuel
  • Segundo Samuel
  • Primeiro Reis
  • Segundo Reis
Rute está entre parenteses pois a bíblia católica o considera um livro histórico, enquanto a bíblia hebraica o considera um livro sapiencial, parte de outro tomo. Informação fundamental nessa vida: sigo a bíblia católica.

A religião judaica tem um forte caráter histórico. O Deus hebraico, Iahweh, é um Deus que acompanha seu povo através de eventos históricos e interfere em seus resultados. Ele não é um Deus 100% transcendente que não se mete em assuntos mundanos, pelo contrário. Ele está intimamente ligado à história de Israel.


Tipo isso

É a história de Israel que será contada ao longo dos próximos sete livros - de modo EXTREMAMENTE IDEALIZADO <------- reparem que eu usei negrito, sublinhei e coloquei o texto em caixa alta, para vocês terem uma noção do grau de idealização de que estamos falando.

Fato histórico e fábula, muita fábula, se confundem nos próximos sete livros, que nos contam da tomada e divisão de Canaã entre as Doze Tribos de Israel aos primeiros anos de residência na Terra Santa.

Também é importante sabermos que Deuteronômio, o livro anterior que acabei de resumir, é um livro fundamental, pois ele funciona como desfecho do Pentateuco e início dos livros históricos, que continuam o estrato-fonte D - os outros estrato-fonte acabaram em Números. De Josué a Segundo Reis, teremos a continuação da ideologia deuteronômica, ou seja, a defesa de doutrinas como a unicidade de culto e a fidelidade de Israel a Deus. Mas falaremos mais sobre essas coisas ao longo dos resumos, conforme eu for entendendo as parada melhor, firmeza?

Bora lá?

SIIIIIM \o/

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resumo de Deuteronômio - parte 3 (FINAL)

AEEEE! Tá quase acabando o Pentateuco! \o/

Subindo a Brigadeiro nessa São Silvestre que é a bíblia!


Bora lá:



Que nem Fidel Castro fala tanto quanto esse hômi

Vocês tem noção de que os judeus andaram pelo deserto por 40 anos e agora eles estão acampados há dias no vale do Rio Jordão ouvindo Moisés contar A VIDA? E de que Moisés É GAGO? E de que ele tem CENTO E VINTE anos? E de que essa palestra se passa antes da invenção do microfone? Mano, quem convidou Moisés?



Pai, faz esse nego fechar essa latrina

Isso não passa de trucagem de Momô, é claro. Ele tá ligado de que morrerá antes de atravessar o Rio Jordão, portanto decidiu contar história para prolongar a sua vida, mesma tática da Sherazade - a das "mil e uma noites", não a do SBT.

Enfim. No terceiro discurso, Moisés rememora a saída do Egito e as andanças do povo escolhido. Ele reafirma o caráter pedagógico do tempo passado no deserto, que teria servido para que Israel compreendesse a glória de Javé, e relembra a Terceira Aliança entre Deus e os israelitas. Caso vocês não se lembrem das alianças, resumo aqui. Elas são apenas O CERNE do Pentateuco, então é bom dar uma repassada.

Moisés versa sobre as punições que recairão sobre o povo escolhido em caso de desobediência. No entanto, ele também fala sobre arrependimento, conceito que não me lembro de aparecer nos livros anteriores, que são só tiro, porrada e bomba. Momô 
avisa ao povo que é possível retornar às graças divinas através do arrependimento sincero, caso eles tenham se desviado e sido amaldiçoados.

Moisés apresenta dois caminhos ao povo escolhido, vida e felicidade x morte e infelicidade, e conclama Israel a seguir o primeiro.



O povo escolhido, no entanto, continua sentando e rodando

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resumo de Deuteronômio - parte 2

Lá vamos nós:



Cara, esse segundo discurso tem 1 5 p á g i n a s. GOD HAVE MERCY ON MY SOUL.

Mas ó, pelo menos já detectei uma coisa boa: por ser formado por discursos de Moisés, o estilo de Deuteronômio é muito mais fácil de ler, fluído, oral e dinâmico do que o estilo do narrador em terceira pessoa dos livros anteriores. Louvado seja!

O segundo discurso começa com Moisés rememorando os dez mandamentos. Logo depois, ele ordena que o povo ame a Deus. Acho isso fenomenal: o amor a Deus É UMA ORDEM.


É aqui que temos um versículo muito importante chamado SHEMÁ, que constitui o primeiro verso da oração diária (manhã e noite) do povo escolhido: "Ouve, ó Israel: Iahweh nosso Deus é o único Iahweh" (Deuteronôimio, 6, 4), que também pode ser traduzido como "Ouve, israel, Iahweh é nosso Deus, Iahweh somente".

E qual a relevância disso, amiguinhos? A relevância disso é gigantesca: o judaísmo se afirma como religião monoteísta, e não monolátrica, ou seja: o povo escolhido não cultua um único Deus, cultua UM DEUS ÚNICO. Não é que os outros Deuses não são idolatrados por Israel: é que eles NÃO EXISTEM.

Vocês se lembram que o Deus da fonte D (fonte deuteronomista) é aquele que você chamaria pra dar um rolê no MADA, né? Pois então. Ele ordena amor, manda quebrar e tacar fogo nos templos de outros povos, exige fidelidade e pelo menos admite que é doido do cu:
Não seguireis outros Deuses, qualquer um dos Deuses dos povos que estão a vosso redor, pois Yahweh teu Deus é um Deus ciumento, que habita em teu meio" (Deuteronômio 6, 14-15)

Yahweh teu Deus 

Não sei de onde saiu essa noção de que Deus não tem defeitos e é infalível e imutável. Essa visão condiz em nada com o texto bíblico. Certeza que ela foi criada por algum dogma da igreja. No entanto, já a ouvi reproduzida por pessoas religiosas que leem e estudam a bíblia com seriedade, sabe. Não entendo.

Enfim, Javé ordena separação total entre os judeus e os outros povos, para que o povo escolhido não cultue outros deuses. Também diz que os quarenta anos passados no deserto foram uma provação, o que difere do narrador de Números, que os chama de castigo. Moisés declara que Deus tentou e humilhou os judeus no deserto como o pai amoroso que educa o filho, então fica ai a dica para a pedagogia moderna:



Menos lei da palmada, mais 40 anos de inanição no deserto

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resumo de Deuteronômio - parte 01

Olá, meu povo.

Chegamos FINALMENTE a Deuteronômio, o quinto e último livro da Torá (Pentateuco). Nem acredito que estamos aqui! \o/ São muitas emoções, bicho! :D :D :D



Essa sou eu de azul e branco beijando e jogando rosas vermelhas para vocês

Mas nem tudo é festa: Deuteronômio é um livro do demônio que basicamente retoma tudo o que aconteceu nos livros anteriores, além de trazer algumas leis novas. Isso já fica claro no título do livro: Deuteronômio vem do grego e significa "segunda lei", ou "repetição da lei".

O grosso do livro é constituído de três discursos de Moisés para a assembleia de Israel, em Moab, na entrada da Terra Prometida. Moisés rememora muitos dos acontecimentos e leis que já vimos nos livros anteriores porque ele se dirige a geração dos 9vinhos, né, que não passou por nenhuma das várias tretas que vimos em Êxodo e Números. 


Por conta disso, a maior parte do livro é escrita em primeira pessoa (por Moisés), o que difere dos livros anteriores, escritos por um narrador anônimo em terceira pessoa.

Esse livro é também o rei da contradição, retomando, modificando e expandindo várias leis apresentadas nos livros anteriores. Isso se dá porque aqui é inaugurada a tradição bíblica da auto-interpretação.

Explico: a bíblia é um livro tão abrangente que, além de possuir cinquenta mil gêneros textuais, também se reinterpreta o tempo todo. Assim, rola toda uma esquizofrenia que a torna ao mesmo tempo objeto (material a ser interpretado) e sujeito (aquele que interpreta), algo como o processo de autoanálise ou como o Pelé falando sobre si mesmo na terceira pessoa.




A bíblia

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resumo de Números - parte 04 (final)

Lá vamos nós:

IX. Despojos de guerra e partilha

"Guerra santa contra Mediã" & "Massacre das mulheres e purificação dos despojos de guerra" - Esse texto é a continuação lógica de "Israel em Fegor", aquele episódio no qual os judeus são infiéis e louvam Baal que vimos no post passado, então é óbvio que ele só aparece 4 páginas depois.



PAUSA PRA FALAR DA TEKPIX, que até receita de pão já rolou para interromper essa narrativa

Nessa passagem, Javé manda Moisés vingar a morte dos 24 mil israelitas infiéis nos medianitas. Então Israel vai NO PIQUE DO LOUCO: mata todos os homens medianitas, ocupa e taca fogo em todas as cidades e acampamentos, toma posse do gado e de todas as riquezas e captura todas as mulheres e crianças.

Depois disso tudo, os soldados judeus voltam para a entrada do acampamento e se reúnem com Moisés, que fica p-u--t-í-s-s-i-m-o porque:

a) Ele é da paz e não transa violência;

b) Ele deseja a todas inimigas vida longa para que elas vejam a cada dia mais nossa vitória;

c) A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena;

d) Os comandantes isralitas deixaram as mulheres e crianças medianitas com vida.

Moisés, esse homem santo, explica que foram as mulheres e crianças medianitas, sob conselho de Balaão (também assassinado por Israel na guerra), que seduziram os judeus e os fizeram pecar contra Javé. Não, você não leu errado. É isso mesmo. Segundo Moisés, as mulheres e crianças são as grandes responsáveis pela desgraça que assolou Israel.

Mas relaxa que piora: Moisés manda matar todos os meninos e todas as mulheres que já "conheceram varão" e entrega as meninas virgens como prêmio de guerra aos soldados judeus. Dahora a vida, né?



Poderia fácil ter uma máscara de Moisés ali no meio